«

»

out 11 2018

Tripulantes fazem pouso de emergência após falha em foguete russo

A tripulação de uma espaçonave Soyuz,  um norte-americano e um russo, que seguia para a Estação Espacial Internacional teve que fazer um pouso de emergência no Cazaquistão hoje (11), depois que seu foguete falhou no ar.

O astronauta Nick Hague e o cosmonauta Alexei Ovchinin pousaram sem problemas, e equipes de resgate que correram à estepe cazaque para localizá-los logo fizeram contato com a dupla, disseram a agência espacial dos Estados Unidos (Nasa) e sua equivalente russa, a Roscosmos.

Foi o primeiro problema de lançamento sério de uma missão espacial tripulada da Soyuz desde 1983, quando um incêndio irrompeu na base do foguete auxiliar enquanto a tripulação se preparava para decolar. Os tripulantes escaparam por pouco antes de uma grande explosão.

O problema de hoje aconteceu quando o primeiro e o segundo estágios de um foguete auxiliar lançado do Cosmódromo de Baikonur, dos tempos soviéticos, estavam se separando, o que ativou os sistemas de emergência pouco depois do lançamento.

Fonte: Reuters

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*