«

»

dez 30 2013

TROCA DOS ÔNIBUS PODE SALVAR AGNELO. sERÁ?

RENATO RIELLA

O governador Agnelo Queiroz acumula grande rejeição em todas as faixas da população brasiliense. Ele mesmo reconhece que a comunicação do seu governo é fraca. A propósito, o último secretário dessa área, de nome Abimael, era chamado por quase todo mundo de Abismael.

Ele é o principal responsável pelo abismo que o governo Agnelo se enfiou. Foram gastos centenas de milhões em publicidade, para nada. Os grandes veículos de comunicação receberam nesses três anos de governo verdadeiras fortunas, sem apresentarem nenhum projeto interessante. Foi um dinheiro praticamente jogado fora, verdadeiras doações feitas pelo GDF a jornais e emissoras de TV.

Quem está melhor informado sabe que muita coisa boa foi feita, das quais a principal é a licitação das empresas de ônibus para cinco grandes setores, chamados de bacias (termo usado para distanciar o povo do entendimento sobre o projeto de transporte).

As empresas licitadas estão assumindo as tais bacias com ônibus novos e equipamentos sofisticados, que certamente representam grande avanço no transporte coletivo. A intervenção feita primeiro na empresa do ex-senador Amaral se justificava, pois o serviço prestado à população de Planaltina e Sobradinho era péssimo.

A segunda intervenção, na Viplan, justificou-se pela reação dessa empresa em repassar os seus setores às novas empresas licitadas.

Estamos vivendo ainda uma fase de distúrbios nessa área de transporte coletivo, mas espera-se que,  no início do novo ano, a população possa começar a sentir, com segurança, a mudança.

É claro que existe a informação de irregularidades nas licitações, segundo denúncia do Ministério Público. Especula-se que duas empresas ligadas ao milionário Nenê Constantino teriam sido beneficiadas de forma anormal. Será mais uma situação a ser apreciada pela Justiça, onde quase 200 ações tentaram suspender a grande revolução dos ônibus em Brasília.

Agora que o governador Agnelo não tem mais Abismael na sua equipe, espera-se que o governo seja mais competente na apresentação do seu grande projeto ao povo. Mudar o sistema de transporte coletivo em Brasília foi uma atitude corajosa, que deve gerar melhora na imagem do governador.

Como diria o Tiririca, pior não fica. Na verdade, espera-se que fique muito melhor, mas esta ainda não é a sensação da população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*