«

»

out 06 2025

Trump diz que conversa com Lula foi “muito boa”, com possibilidade de encontro entre os dois

A conversa entre os presidentes norte-americano e brasileiro ocorreu após Trump ter anunciado de surpresa, em discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que os dois haviam combinado que falariam por telefone durante um breve encontro nos bastidores.
O governo brasileiro anunciou nesta manhã que a conversa ocorreu, por meio de uma videoconferência. Ainda de acordo com o Planlato, a reunião durou cerca de 30 minutos, e foi Trump quem telefonou para Lula — o norte-americano não confirmou a informação na publicação em que falou sobre a conversa com o brasileiro.
Em nota, o governo brasileiro afirmou também que o petista pediu a Donald Trump que reveja o tarifaço e as sanções a autoridades brasileiras, aplicadas pelo governo Trump em retaliação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado do norte-americano, no Supremo Tribunal Federal.
Trump não mencionou o pedido de Lula de retirada das sanções, mas disse que os dois discutiram “muitas coisas”.
Sobre o futuro encontro entre Trump e Lula, nem o governo do Brasil, nem o dos EUA falou em datas. O Planalto afirmou que Lula “levantou a possibilidade de encontro na Cúpula da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático), na Malásia; reiterou convite a Trump para participar da COP30, em Belém (PA); e também se dispôs a viajar aos Estados Unidos”.

A Casa Branca ainda não havia informado, até a última atualização, se está travando negociações com Brasília por um encontro entre os dois. Nesta tarde, a porta-voz do governo Trump, Karoline Leavitt, afirmou que Trump receberá, nesta semana, apenas os líderes do Canadá e da Finlândia.

Ela não mencionou o encontro com Lula.

Após a conversa, o ministro da Economia, Fernando Haddad, também afirmou que o diálogo entre Lula e Trump foi “positivo”, e o Planalto falou em “tom amistoso”. Já o vice-presente Geraldo Alckimin, também depois da conversa, se disse “otimista” com a possibilidade de os EUA revisarem o tarifaço de 50% a produtos brasileiros.

Alckimin e o chanceler Mauro Vieira estavam com Lula durante a ligação, ainda de acordo com as fontes consultadas pela TV Globo. ‘Foi positivo’, diz Haddad sobre conversa de Lula com Trump por videoconferência

A conversa entre Trump e Lula foi marcada pessoalmente entre os dois quando eles se encontraram nos bastidores da Assembleia Geral da ONU — sessão anual em que os líderes de todos os membros das Nações Unidas discursam em plenário.

Brasil e Estados Unidos foram os dois primeiros países a falar, e, quando Lula deixou o palco, cruzou com Trump.

Foi o próprio norte-americano que anunciou o encontro casual, durante seu discurso na assembleia. E surpreendeu ao dizer ter gostado de Lula, com que afirmou ainda ter tido “uma química excelente”.

“Ele parece um cara muito legal, ele gostou de mim e eu gostei dele. E eu só faço negócio com gente de quem eu gosto. Quando não gosto deles, eu não faço. Quando eu não gosto, eu não gosto. Por 39 segundos, nós tivemos uma ótima química e isso é um bom sinal.”

Fonte: g1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*