«

»

set 30 2014

TUDO INDICA QUE HAVERÁ SEGUNDO TURNO. MARINA OU AÉCIO?

RENATO RIELLA

A eleição de presidente da República encontra-se hoje num instante de absoluta indefinição. O que podemos registrar são tendências muito fortes, que podem gerar surpresas.

As últimas pesquisas, de diferentes institutos, têm números diferentes, mas apresentam as mesmas tendências.

Sem focar em nenhuma dessas pesquisas, mas analisando-se o quadro geral, dá para dizer que Dilma Rousseff (PT) dificilmente vence a eleição em primeiro turno, por causa dos nanicos. Os votos de Pastor Everaldo, de Eduardo Jorge (PV) e do folclórico Levy Fidelix, entre outros, podem somar 4% a 5%, impedindo que Dilma vença de saída.

Assim, temos um quadro em que Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) disputarão a segunda vaga, de olho no segundo turno.

E por que não podemos dizer que Marina está garantida na disputa final com Dilma? Porque, como falamos há algumas semanas, a disparada dela foi mesmo um voo de galinha, que resulta numa queda rápida.

A curva descendente de Marina tem se acentuado nos últimos dias. Se houver uma definição de indecisos a favor de Aécio nesta reta final, corre o risco de que ele ultrapasse a candidata do PSB e vá para a disputa final, em 26 de outubro.

Marina deixou-se vitimar pela falta de firmeza, pelo bombardeio no enorme horário eleitoral da Dilma e pela falta de unidade na sua própria campanha.

Aécio, frio no desempenho, está despertando maior confiabilidade nesta decisão final e pode surpreender.

A título de informação, teremos as seguintes pesquisas esta semana, ajudando a acompanhar essas tendências:

–Ibope-Globo: hoje, dia 30

–Datafolha-Globo: hoje, dia 30

–Sensus-Istoé: amanhã, dia 1º

–Datafolha-Globo: amanhã, 1º

–Ibope: quinta, dia 2

–Ibope-Globo: sábado, dia 4

–Datafolha-Globo: sábado, dia 4

–MDA-CNT: sábado, dia 4

–Vox Populi/Record: sábado, dia 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*