«

»

jun 10 2014

TURISTAS TERÃO OPÇÕES EM BRASÍLIA

Brasília se organizou para oferecer aos visitantes roteiros turísticos. Os principais pontos funcionarão em horário especial para atender aos turistas, cujo número, de acordo com levantamento da Secretaria de Turismo, deve chegar a 490 mil no período.

“Todos os monumentos de Brasília estarão abertos na Copa do Mundo, inclusive, nos dias de jogos do Brasil”, garante o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves.

As opções variam de monumentos projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer a espaços culturais, com exposições e mostra de filmes, além da beleza dos espaços abertos, como os parques ecológicos.

Considerados os maiores cartões postais de Brasília, a Catedral, a Esplanada dos Ministérios, o Congresso Nacional, a Praça dos Três Poderes, os palácios do Planalto e da Alvorada e os prédios dos Tribunais Superiores fazem parte do circuito cívico.

A novidade é que, durante esse período, o Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente da República, abrirá suas portas para visitação pela primeira vez. O espaço, também traçado por Oscar Niemeyer e com o paisagismo de Burle Marx, se diferencia por ser projetado exclusivamente para moradia, ao contrário das demais obras do arquiteto.

Outro atrativo é a visão privilegiada do mirante da Torre de TV e sua feira de artesanato. O local, na região central de Brasília, foi reformado. As obras incluíram a troca de elevadores, reparos nos pisos do térreo, além da construção de um café com vista panorâmica no mezanino, que também ganhou um Centro de Atendimento ao Turista e uma área exclusiva para exposições.

O Memorial JK, onde estão os restos mortais do ex-presidente Juscelino Kubitschek, e o Catetinho, antiga residência oficial do fundador da capital, são opções para conhecer a história de Brasília.

Outro local que é uma espécie de “túnel do tempo” é o Museu Vivo da Memória Candanga, que reúne peças e fotos da Cidade Livre, que era uma área destinada exclusivamente ao comércio na época da construção da nova capital.

Um ótimo passeio para crianças e adolescentes – mas é claro que os pais também curtirão muito – é uma visita ao Planetário de Brasília, reinaugurado no final do ano passado, após 16 anos de portas fechadas. O local tem potencial para projetar shows de imagens com perspectivas tridimensionais e imersivas.

O lado espiritual também tem seu espaço na capital federal. O centro ecumênico Templo da Legião da Boa Vontade (LBV), conhecido como templo da paz, na Asa Sul, tem construção formada por uma nave principal e uma pirâmide de sete faces. Em seu ápice, há um cristal de 40 cm de altura e 21 kg.

Quem passar pelo local pode fazer o caminho da peregrinação, em espiral, desenhada no piso com pedras negras, para um ritual de purificação. Outras atrações são a sala egípcia, a ala dos estudantes com biblioteca e o programa “Internet Para Todos”, a galeria de arte e a fonte de água energizada, além de café, livraria, lanchonete e restaurante.

Para aqueles que curtem atrações culturais, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) é a opção mais indicada.

O roteiro cultural inclui, ainda, a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional, que oferecem exposições itinerantes de artistas renomados.

Já no Memorial dos Povos Indígenas, é possível ver, entre outras preciosidades, a coleção de peças indígenas do ex-senador e antropólogo Darcy Ribeiro, adquiridas durante suas viagens à Amazônia e em outras expedições pelo país.

Para facilitar a localização dos visitantes, o GDF conta com uma sinalização turística. Serão 1.219 placas próximas aos monumentos, divididas entre indicativas (para localização), em inglês e português – e explicativas, em inglês, português e espanhol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*