«

»

abr 10 2014

Vá trabalhar, deputado! – quando os palácios deixarem

RENATO RIELLA

O jornal diário precisa se reinventar. Caso contrário, vai minguar, minguar, até acabar. Hoje, lendo o Facebook ou o Uol, por exemplo, o leitor encontra todo o noticiário da imprensa escrita do dia seguinte.

Por isso, aplaudo diariamente o Correio Braziliense na luta para se salvar. É uma luta inteligente, encabeçada pela editora Ana Dubeux.

É preciso sair do “disse ontem”, que era comum nos jornais das décadas passadas. Um caminho para marcar presença útil é a fixação de campanhas como esta do Correio, que manda os deputados trabalharem.

Vá trabalhar, deputado – é um mote importante no período pré-eleitoral, embora saibamos que os parlamentares são vítimas dos seres poderosos instalados nos palácios.

A presidente Dilma Rousseff, com aquela cara de boba emburrada, é maquiavélica. Valendo-se de medidas provisórias e de outros atos administrativos, ela deu um nó no Congresso Nacional desde o ano passado.

A jogada mais inteligente foi o envio, com toda a pompa, do projeto do Marco Civil da Internet, aproveitando-se da histeria artificial criada pela possível espionagem de Barack Obama.

Este projeto da Internet foi enviado no ano passado à Câmara Federal em regime de urgência. O leitor comum pensa que, com isso, o governo quer votar logo o projeto. Coitados dos brasileiros desinformados!

Na verdade, o projeto em regime de urgência trava a pauta da Câmara e, como consequência, a do Senado. Em relação a este, da Internet, o Planalto não tem pressa nenhuma.

Vimos que os aliados da Dilma causaram a maior polêmica na apreciação desse projeto, que parou a Câmara durante mais de seis meses, até ser votado e já enviado ao Senado, onde vai parar esta Casa também.

Na Câmara Legislativa do DF ocorre coisa semelhante. Esta Casa tem 19 a 20 deputados totalmente ligados ao Palácio do Buriti. Se não votam é porque o governador Agnelo Queiroz não se empenha de forma suficiente para ver projetos aprovados.

Em ano eleitoral, interessa ao Planalto e ao Buriti ver um Poder Legislativo sem aprovar nada até maio, quando teremos Copa do Mundo, seguida de momento eleitoral.

Assim, a campanha do Correio mandando os deputados trabalharem é interessante e faz o jornal marcar posição junto aos leitores. Mas podia via acrescentada da frase: “Dilma e Agnelo, mandem os deputados trabalharem”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*