«

»

jul 30 2021

Vacinados com AstraZeneca e CoronaVac têm segunda dose adiantada em uma semana

GDF amplia vacinação para pessoas com 46 e 47 anos de idade – Agência Brasília

Quem tomou a AstraZeneca e a CoronaVac contra a Covid-19 no Distrito Federal e tem marcado no cartão de vacinação a aplicação da dose de reforço até o dia 6 de agosto pode procurar um posto de vacinação no final de semana que a dose será antecipada.

A novidade foi anunciada ontem (29) pelos secretários da Casa Civil, Gustavo Rocha, e de Saúde, Osnei Okumoto, em coletiva de imprensa no Palácio do Buriti.

A decisão foi tomada para incentivar a aplicação da segunda dose, que garante a completa imunização contra a Covid-19. A antecipação é recomendada pelo Ministério da Saúde devido ao surgimento de novas variantes do vírus e depois que estudos comprovaram que a eficácia da CoronaVac é maior se o intervalo entre as duas doses for de 21 e não de 28 dias, como antes preconizado.

Para reforçar a importância da vacinação, Gustavo Rocha apresentou dados que mostraram que, nos últimos sete dias, a ocupação de leitos nos hospitais do DF caiu em todas as faixas etárias, com exceção das pessoas de 30 a 39 anos, onde a internação aumentou em 30%. “Essas pessoas são as que estão circulando, frequentando baladas e estão sendo contaminadas e internadas. A Covid-19, que antes era restrita aos idosos, não escolhe mais idade”, afirmou.

Na coletiva também foi informado que a partir de 15h desta sexta-feira (30), será aberto o agendamento de mil vagas para pessoas com comorbidades. A vacinação desse grupo ocorrerá domingo (1º) e segunda-feira (2) na Praça dos Cristais.

Segundo o secretário de Saúde, a aplicação da segunda dose da vacina entre as pessoas de 70 anos ou mais aumentou de 78% no último dia 25 para 103% até ontem. O mesmo aconteceu com a faixa etária de 60 a 64 anos: apenas 50% desse público estava imunizado com a segunda dose há quatro dias e o percentual subiu para 70% atualmente.

“Estamos conseguindo sensibilizar as pessoas sobre a importância da segunda dose”, comemorou. De segunda (26) a quarta-feira foram aplicadas 40.970 vacinas como segunda dose e 5.522 de primeira.

O secretário acredita que as 43 mil doses destinadas para o mutirão de vacinação para as pessoas com 35 anos ou mais chegarão ao fim hoje. Dessa forma, já que uma nova remessa de vacinas só chega ao DF na próxima semana, o final de semana será destinado para a aplicação de segunda dose. A vacinação continua amanhã (31), com 14 postos, e domingo (1º), com dez postos. Até o final de agosto, a Secretaria de Saúde pretende aplicar 290 mil vacinas só para segunda dose.

Osnei Okumoto salientou que a Secretária de Saúde vem trabalhando arduamente para conter as infecções da variante Delta, originária na Índia e mais transmissível. Segundo ele, a Vigilância Epidemiológica identificou duas cadeias de transmissão em Planaltina, onde foram confirmados quatro casos.

“Você pega uma pessoa e essa pessoa tem contato com várias outras, abrindo a cadeia de transmissão e podendo contaminar várias pessoas. Os contaminados ficam em quarentena nas suas residências em um trabalho para tentar fazer um bloqueio e parar a transmissão”, explicou.

Além dos casos confirmados no Hospital de Apoio, quatro novos casos de funcionários do Hospital da Criança de Brasília e um paciente, uma criança com comorbidade, estão em investigação. O próprio Hospital da Criança fez o sequenciamento genético e as amostras foram encaminhadas para confirmação do Laboratório Central.

“A gente tem uma preocupação muito grande com esses casos. Por isso a importância das medidas não farmacológicas como evitar aglomerações, usar máscara e higienizar as mãos”, disse o secretário de Saúde.

Com informações e foto de Agência Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*