«

»

dez 12 2012

VALÉRIO TENTA LIVRAR-SE DE VIOLÊNCIA SEXUAL

 RENATO RIELLA

 

Fica claro que o principal nome do Mensalão do PT, Marcos Valério, quer proteção física na prisão, quando se apresenta para o regime de delação premiada. Na última vez que esteve preso, ele sofreu violência sexual e, reagindo, teve dois dentes quebrados. Nos últimos meses, chegou a afirmar que não gostaria de ficar vivo se fosse preso de novo. Daí haver procurado a Procuradoria Geral da República para apresentar novas denúncias, na esperança de que possa assegurar regime especial quando for recolhido a alguma penitenciária.

 

Pelo sim, pelo não, as novas afirmações de Marcos Valério abalaram a República, por envolver o ex-presidente Lula diretamente no escândalo, que por isso está em fase finalíssima de julgamento no Supremo Tribunal Federal.

 

No depoimento voluntário que fez à PGR no dia 24 de setembro, Valério reafirmou que a empresa Portugal Telecom (PT) financiou o Partido dos Trabalhadores, no mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o jornal Estado de S.Paulo, Marcos Valério disse à PGR que Lula negociou com o então presidente da Portugal Telecom, Miguel Horta e Costa, o repasse de recursos para o seu partido.

“Segundo Valério, Lula e o então ministro da Fazenda, Antonio Palocci, reuniram-se com Miguel Horta no Palácio do Planalto e combinaram que uma fornecedora da Portugal Telecom em Macau, na China, transferiria R$ 7 milhões para o PT”, noticia o Estadão.

De acordo com a mesma fonte, Marcos Valério disse à PGR que o dinheiro entrou pelas contas de publicitários que prestaram serviços para campanhas petistas.

As negociações com a Portugal Telecom estariam por trás da viagem feita em 2005 a Portugal por Valério, seu ex-advogado Rogério Tolentino, e o ex-secretário do PTB Emerson Palmieri.

Em 2005, quando veio a público o escândalo do mensalão, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, disse que José Dirceu, ex-ministro chefe da Casa Civil de Lula, havia incumbido Valério de ir a Portugal para negociar a doação de recursos da Portugal Telecom para o PT e o PTB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*