«

»

out 27 2017

Vegetação da Chapada dos Veadeiros deve demorar mais de um ano para se recuperar

A vegetação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros pode demorar mais de um ano para se recuperar do incêndio que já destruiu mais de 64 mil hectares, de acordo com estimativas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Segundo o órgão, o fogo já foi controlado na maior parte da reserva, mas cerca de 400 pessoas, entre voluntários e brigadistas, seguem trabalhando 24 horas por dia para evitar que novos focos surjam.

“A parte mais rasteira da vegetação, as áreas de campo limpo, campo sujo, já começam a se regenerar seis meses após as primeiras chuvas. Cerca de 80% dessa parte já volta ao normal nesse período. Dentre de um ano e meio, o restante se regenera”, explicou ao G1 coordenador de prevenção e combate do ICMBio, Christian Berlinck.

Segundo o coordenador, esse tipo de vegetação está preparada aguentar os incêndios. “Elas armazenam energia nas raízes e também tem caules mais grossos e retorcidos, deixando-as mais resistentes”, completou.

Em relação à fauna, os brigadistas relatam que não há registro de mortes de animais queimados. “Os maiores, ao sentirem cheiro de fumaça, fogem, correm. Já alguns répteis e pequenos roedores se escondem debaixo da terra, onde a temperatura vai variar pouco”, disse.

Entretanto, isso não significa que eles estejam imunes. Com as queimadas, eles ficam sem casa e com alimento escasso. Com isso, podem se aproximar de rodovias e serem atropelados ou irem para fazendas da região e serem caçados por proprietários rurais.

De acordo com Berlinck, no parque, espécies ameaçadas de extinção, como as onças parda e pintada, além do lobo-guará, são as que mais correm risco e preocupam os brigadistas e funcionários do parque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*