«

»

set 04 2015

VENDAS DE CARROS CAEM, COM O FIM DOS INCENTIVOS NO SETOR

As vendas de veículos caíram 8,44% em agosto na comparação com julho, segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Parece uma notícia ruim, mas na verdade é positiva, na medida em que, desde 2008, tivemos vendas artificiais de carros, que solaparam a capacidade de absorção de tráfego nas grandes cidades.

Além disso, milhares de famílias das classes C e D se endividaram, comprando veículos subsidiados, em até 72 prestações, muitos deles abandonados ou devolvidos às revendedoras de carros.

O presidente Lula, em 2008, gerou isenção de IPI para a venda de veículos, alegando que essa seria a estratégia para manter a indústria ativa na grande crise econômica produzida pelos bancos dos Estados Unidos.

De forma demagógica, os governos petistas mantiveram essa política durante oito anos, criando problemas sociais, urbanos e econômicas em todo o Brasil.

Agora, há uma adaptação neurótica do mercado, com a queda na venda dos automóveis, a lotação dos pátios de produção nas grandes fábricas e o desemprego no setor automobilístico.

O que pode salvar o Brasil, nessa área, será a retomada gradativa das exportações, graças à desvalorização do real, que torna nossos produtos mais competitivos, em termos de preços, lá fora.

O certo é que, no mês passado, foram comercializados no mercado nacional, 319.245 veículos, enquanto em julho o número ficou em 348.673.

Na comparação com agosto do ano passado, quando foram vendidos 398.045 veículos, houve queda de 19,80%.

De acordo com balanço da Fenabrave, no acumulado do ano, foram vendidas 2.697.175 unidades no país, um recuo de 18,01% em relação a igual período de 2014 (3.289.671).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*