«

»

nov 13 2019

Vendas do comércio sobem 0,7% em setembro, quinta alta seguida

Resultado de imagem para lojas de eletrodomésticos e consumidor

As vendas do comércio varejista cresceram 0,7% em setembro, na comparação com o mês anterior, com os móveis e eletrodomésticos entre os principais destaques de alta, segundo dados divulgados hoje(13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Foi o quinto resultado positivo consecutivo do setor no ano, com ganho acumulado de 2,4% no período. Trata-se também do melhor resultado para meses de setembro desde 2009 (1,1%). No acumulado no ano, o avanço chega a 1,3%.

“Essa alta de 0,7% é relevante não só porque completa cinco taxas positivas consecutivas, mas porque mostra um ritmo mais acelerado que agosto”, disse a gerente da pesquisa, Isabella Nunes.

O IBGE revisou os resultados do comércio. Em agosto, a alta foi de 0,2%, e não de 0,1% como divulgado anteriormente. Em julho, a alta foi revisada de 0,5% para 0,7%. Já o resultado de maio, que a princípio foi de estabilidade (0%) foi de um alta de 0,2%.

Na comparação com setembro de 2018, as vendas do varejo cresceram 2,1% – sexta taxa positiva seguida.

O IBGE mostrou ainda que a receita nominal do varejo cresceu 0,7% na passagem de agosto para setembro, pela série com ajuste sazonal. No confronto com setembro de 2018, essa receita teve elevação de 3,5%.

Em 12 meses, a alta passou de 1,4% em agosto para 1,5% em setembro, o que mostra uma melhora no ritmo de recuperação das vendas, embora ainda abaixo do patamar registrado em setembro do ano passado, quando acumulava alta de 2,8%.

O comércio encerrou o 3º trimestre com alta de 1,6%, na comparação com o s 3 meses anteriores, depois de uma estabilidade (zero) no 1º trimestre e alta de 0,1% no 2º trimestre. “Isso mostra que, realmente, o varejo tem apresentado maior dinamismo”, destacou a pesquisadora.

Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, houve alta de 2,6% – a maior nesta base de comparação [trimestre contra igual trimestre do ano anterior] desde o segundo trimestre de 2018 e a décima alta consecutiva.

Segundo o IBGE, 7 das 8 atividades pesquisadas tiveram alta no volume de vendas em setembro.

As maiores altas ocorreram nos segmentos de “Móveis e eletrodomésticos” (5,2%), “Tecidos, vestuário e calçados” (3,3%), “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” (1,8%) e “Combustíveis e lubrificantes (1,2%)”.

Questionada se há uma recuperação consolidada do comércio, a pesquisadora disse, porém, que é cedo para afirmar isso, destacando que setembro teve particularidades que ajudaram a impulsionar as vendas, o mês teve dois dias úteis a mais que setembro do ano passado, foram realizadas promoções que atingiram, principalmente, móveis e eletrodomésticos, além do impacto do início da liberação dos saques de R$ 500 do FGTS.

“Essa conjunção de fatores fez com que o comércio mostrasse esse maior dinamismo, e não a conjuntura econômica, que continua mostrando um mercado de trabalho fraco, lembrando que a renda do trabalho é que impulsiona o consumo”, enfatizou.

Segundo o IBGE, as vendas cresceram em 22 das 27 unidades da federação em setembro, com destaque para Minas Gerais (7,7%), Rondônia (6,3%) e Espírito Santo (4,0%). Já as maiores quedas foram verificadas no Amapá (-1,4%) e Maranhão (-1,3%).

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*