«

»

mar 12 2019

Venezuela investiga se Guaidó tem responsabilidade por apagão

O procurador-geral da Venezuela, Tareq Saab, informou hoje (12) que abriu uma investigação contra o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, para apurar sua responsabilidade no apagão que afeta o país desde quinta-feira (7) da semana passada.

“O Ministério Público iniciou uma nova investigação contra o cidadão Juan Gerardo Guaidó Márquez por seu suposto envolvimento na sabotagem realizada contra o Sistema Elétrico Nacional (SEN)”, disse Saab no Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela, em Caracas.

O ministro de Comunicação e Informação do governo, Jorge Rodriguez, afirmou na tarde de hoje que o serviço de energia elétrica tinha sido restaurado em quase todo o país. Além disso, falou que durante a madrugada os sistemas de distribuição de água, que foram afetados pela falta de energia, começaram a ser ativados e que ao longo do dia o fornecimento seria restaurado, de acordo com o jornal local El Universal.

Ainda não está claro o motivo real da falta de energia. As agências do setor elétrico da Venezuela, do governo Maduro, falam em “sabotagem criminosa e brutal contra o sistema de geração elétrica” na usina de Guri, no estado de Bolívar, a mais importante do país e uma das principais da América Latina.

Em pronunciamento feito sábado, Maduro disse que um ataque cibernético impediu a restituição da energia. “Às 19h da quinta-feira se encaminhava o processo de recuperação, quando recebemos um ataque cibernético internacional contra o cérebro de nossa empresa de eletricidade que automaticamente derrubou todo o processo de reconexão”, disse.

Especialistas acusam o governo de Maduro de não ter investido na manutenção da infraestrutura por conta da crise econômica. O autoproclamado presidente interino e líder da oposição Juan Guaidó disse que o apagão é decorrente de corrupção e falta de manutenção.

Fonte:G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*