«

»

fev 11 2018

Viaduto da Galeria dos Estados já está sendo escorado com vigas de ferro

eixJá estão sendo instaladas barras de ferro para o escoramento da estrutura do viaduto da Galeria dos Estados, que teve desabamento de uma das suas grandes lajes. As peças permanecerão durante toda a fase de recuperação da via, para dar segurança a quem transita por lá. O governo do DF começou, neste sábado (10), a instalar as barras.

“O escoramento é importante para que os engenheiros e calculistas que desenharão o projeto de recuperação do viaduto façam análises e ensaios necessários com mais segurança”, explicou o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Júlio Menegotto.

Segundo ele, serão utilizadas no espaço mais de 70 vigas de sustentação. Os preparativos no terreno para introdução das primeiras foram iniciados no final desta tarde e a previsão era que o trabalho seguisse noite a dentro.

Cada viga suporta 250 toneladas. “A estimativa é que o vão que caiu tenha 260 toneladas”, comparou. O suporte definitivo será capaz de suportar até 600 toneladas, explicou Menegotto.

Depois que finalizar o escoramento na área do viaduto, o trabalho também será feito na passagem de pedestres. Para até que essa última parte esteja liberada, a Novacap fará uma calçada destinada a quem precisa transitar pelo espaço.

Serão instalados tapumes para impedir que os pedestres passem pelos pontos de maior risco.

Com o escoramento, a ideia é impedir, do modo mais rápido possível, que a estrutura ceda. Essa segunda etapa, com os pilares de aço, permitirá ao governo dar sequência ao projeto para a área e definir se vai demolir ou recuperar o restante do viaduto.

Partes da estrutura serão recolhidas e estudadas em laboratórios da Universidade de Brasília (UnB) para, então, ser definido um diagnóstico da situação.

Alças de acesso serão concluídas até quarta (14)

Neste sábado (10), o governo também concluiu o asfaltamento de duas das quatro alças de acesso ao Eixão (desvios de tráfego), no lado Norte do viaduto. A medida se destina a aliviar o trânsito naquele ponto.

A expectativa é que até quarta-feira (14), todas as alças estejam prontas para serem sinalizadas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*