«

»

fev 27 2018

Vigilância Ambiental oferece vacinação antirrábica o ano todo no DF

cãoOs donos de cães e gatos interessados em atualizar a imunização antirrábica de seus animais têm à disposição nove postos de vacinação no Distrito Federal, que ficam abertos durante o ano inteiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

O serviço é oferecido gratuitamente na sede da Diretoria de Vigilância Ambiental e nos núcleos regionais de Vigilância Ambiental do Gama, Brazlândia, Ceilândia, Planaltina, Recanto das Emas, Sobradinho, Paranoá e São Sebastião.

“Esse serviço já existe há mais de 10 anos, mas muita gente não sabe. O objetivo é dar oportunidade de imunização aos animais que perderam a campanha de vacinação antirrábica”, explicou o veterinário Edvar Yuri.

Segundo ele, podem ser vacinados cães e gatos saudáveis a partir de três meses de idade. Para ter acesso ao serviço, basta ser maior de idade e levar o animal a um dos postos. “A vacina contra raiva imuniza o animal por um ano, sendo necessário um reforço a cada 12 meses”, disse.

O veterinário da Secretaria de Saúde, Laurício Monteiro, explica que a raiva é uma doença viral infecciosa que pode acometer todos os mamíferos. A vacinação é o melhor instrumento para formar uma barreira imunitária contra a doença, que protege também o ser humano.

Segundo ele, a grande preocupação de prevenir a doença em cães e gatos ocorre em razão de 100% de letalidade nesses animais e de quase 100% em seres humanos. “Nós tivemos apenas seis casos de raiva humana no mundo que não chegaram a óbito, mas todos ficaram com lesões cerebrais”, relatou.

Inicialmente, o cão ou gato contaminado se torna agressivo e, ao longo do tempo, começa a salivar em função do comprometimento da musculatura. Posteriormente, ocorre uma lesão cerebral, paralisia e óbito. Tudo ocorre em, no máximo, 10 dias.

Em caso de suspeita da doença, é necessário acionar a Vigilância Sanitária pelo telefone 160.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*