«

»

nov 19 2020

Violência aumenta no Brasil durante pandemia após dois anos de queda nos assassinatos

A alta em 2020 interrompe uma de queda recorde no país nos últimos dois anos para mortes por assassinatos. Em 2019, a queda chegou a 19% e o número total de vítimas foi o menor desde 2007, ano em que o Fórum Brasileiro de Segurança Pública passou a coletar os dados.

A única região onde o número subiu foi o Nordeste, 19%, exatamente a mesma região que puxou a queda dos últimos anos. Por estados, 16 tiveram alta. O Ceará teve aumento de 84%, o maior da federação, um número agravado pela greve das polícias no início do ano.

Para Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o fato de mais da metade das unidades federativas apresentarem crescimento dos homicídios nos nove primeiros meses do ano mostra que a violência não está restrita a um determinado território.

Ela ressalta que 2019 foi o primeiro ano de gestão dos governadores eleitos em 2018 e que herdaram um quadro relativamente confortável de redução dos homicídios, mas que não foram capazes de sustentar.

“Igualmente importante é entender qual a proposta do Ministério da Justiça para a área. Existe um plano nacional de segurança pública que foi aprovado em 2018 e nunca implementado. Ninguém sabe qual a estratégia do governo federal para reduzir homicídios e as poucas ações que são citadas dizem respeito a flexibilização de armas de fogo, o que deve na verdade impactar no aumento dos níveis de violência letal”, encerrou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*