«

»

nov 30 2013

VOCÊS VÃO TER DE ENGOLIR A DILMA

 RENATO RIELLA

Aprendi em mais de 40 anos de trabalho que jornalista não briga com a verdade – por pior que seja. E a verdade é que a presidente Dilma Rousseff dificilmente deixará de vencer a eleição do próximo ano em primeiro turno. Mas há muita gente boa brigando com a notícia.

Sabemos que Dilma chegou ao fundo do poço em junho, com apenas 30% de aceitação popular. Desde então, vem se recuperando e continua em curva ascendente nas pesquisas.

Não há nada que indique queda da presidente nos próximos meses, levando-se em conta a realidade da população brasileira. Só se a gente trocar de povo! Tentem, se puderem. Hitler até tentou, um dia…

Dilma está caindo fragorosamente junto aos analistas econômico, nas páginas do Financial Times, em alguns núcleos empresariais, na população mais esclarecida. Dilma é persona non grata nos Estados Unidos, país do qual vem se distanciando de forma ideológica.

 Mas no povão tupiniquim ela vem subindo – e continuará nesse ritmo pelo menos até março. Os eleitores não veem surgir outras opções, nem outras idéias, muito menos outras soluções. Votem na Dilmica, pior não fica!

 

PRESIDENTE TERÁ QUASE

METADE DO HORÁRIO ELEITORAL

Se é tudo uma porcaria, por que não reeleger a Dilma? Não esqueçam que no horário eleitoral de agosto e setembro essa candidata de cara amarrada aparecerá embalada em quase metade do tempo. É um grande trunfo para ela.

Só duvida das chances da Dilma aquele que briga com a notícia – e se briga com a notícia está deixando de ser jornalista.

Dilma (ou Lula), ambos do PT, lideram a corrida presidencial em todos os cenários mais prováveis para 2014, segundo o Instituto Datafolha, que testou nove combinações de nomes. O mesmo se vê em outros institutos, entre os quais o Ibope.

Quando a falante Marina Silva surpreendeu todo mundo, infiltrando-se no PSB pernambucano, fui muito contestado ao dizer que os possíveis votos da seringueira evangelista seriam divididos em quatro parcelas (Dilma, Eduardo Campos, Aécio e indecisos). Com isso, Dilma cresceria. Foi o que de fato aconteceu.

Desculpem, mas já fiz mais de 500 pesquisas na minha vida. Entendo um pouco disso.

A tendência de captação de votos por Dilma vem se intensificando. Mesmo assim, muita gente boa acreditou que Marina transferiria seus “votos” para Eduardo. Acorda, pessoal! Dilma está muito bem orientada e não entra em bola dividida. Ela só corre para o abraço – e evita dar cambalhota, para não se machucar na comemoração.

Lembro que, em julho, tive dura discussão com um importante senador do PMDB. Ele via Dilma acabada depois da migração de Marina. Espero encontrá-lo de novo para ver se refletiu melhor. Não é assim que o eleitorado funciona. Transferência de voto é sempre parcial e frustrante! E política não pode ser feita como torcida. Política é análise fria. Feio em política é perder.

 

NÚMEROS MUITO FAVORÁVEIS

À ELEIÇÃO DE DILMA ROUSSEFF

Sem Marina como candidata, a presidente Dilma ostenta 47% dos votos na pesquisa Datafolha. Lula chega a 56%. E não venham dizer que é o voto das bolsas-miseráveis, não! Há votos em todas as faixas.

Quando Lula sair em campanha, repassará parte dos seus votos para a “companheira”. Ele sabe fazer isso da forma mais escrachada possível, roubando no jogo, enfiando dedo nos olhos (até aquele olho) do concorrente, fazendo gol de mão, comprando juiz e bandeirinha – qualquer coisa. Aprendeu com Collor, quando foi chantageado na “eleição da Rede Globo”.

O Datafolha entrevistou 4.557 pessoas em 194 municípios na quinta e na sexta-feira. Dilma tem hoje 47% dos votos, contra 19% de Aécio Neves (PSDB) e 11% de Eduardo Campos (PSB). Somando 19% com 11% dá apenas 30%. Muito pouco! Nadica de nada! Uma merdinha!

O percentual de eleitores que vota em branco, nulo ou que se diz indeciso ficou inalterado em 23%, de outubro até agora. Parte desses em algum momento também migrará para Dilma, principalmente na reta final. Isso é natural – o que vai piorar a situação dos contrários a ela.

Não acredite que o tucano Aécio Neves vá virar o jogo. Ele não tem saco para fazer campanha andando de jegue ou comendo buchada. E é ainda pouco conhecido pelo povão. Além disso, o PSDB está acuado pelo Mensalão Mineiro e pelo escândalo da Siemens. E tem um Cavalo de Troia horrível chamado José Serra, instalado na sala de jantar.

Os tucanos vão fazer um pacto mudo com o PT para que os candidatos não se aprofundem em escândalos na campanha – até porque escândalo não atinge diretamente a presidente Dilma. Geraldo Alckmin fez esse pacto nojento em 2006, não tratando do Mensalão nem do José Dirceu durante a campanha… Bobão! Foi inacreditável e inexplicável o que vimos em 2006 e esses entucanados ainda botaram a culpa nos pobres dos marqueteiros.

Quanto a Eduardo Campos, ele deve estar percebendo que sua aliança com Marina é igual a uma dupla de circo feita entre um leão e uma cobra: amedrontadora, mas difícil de conviver, impossível de administrar.

 

O BRASIL É UMA MERDA,

MAS O BRASIL É LEGAL

Quanto ao Brasil, consolem-se todos os descontentes. Teremos um Natal entusiasmado, férias com muitas viagens, consumo inflacionário e déficit crescente. Carnaval em ritmo de Copa do Mundo. Em algum momento, o déficit preocupante da economia será compensado pelas reservas internacionais de quase US$ 400 bilhões e pelas privatizações ao estilo petista. E segue o barco em direção às urnas.

No meio do caminho (junho e julho), o Brasil fará a Copa do Mundo mais gostosa de todos os tempos. Se os aeroportos não derem conta dos fluxos, é fácil de resolver: basta liberar as alfândegas, na base do liberou-geral. A democracia é a maior conquista do Brasil, lembrem-se disso, e fiscalização é uma atitude repressora!

O mesmo se dará nos estádios. Se bem que, nesse caso, quem foi ver o jogo do Flamengo na última quarta-feira elogiou o desempenho do Maracanã, sem incidentes graves nem reclamações. Só festa, para 70 mil pessoas! E na bagunça do Rio!

A Fifa viverá momentos de perplexidade nos próximos meses e em algum momento declarará: “Tom Jobim tinha razão. O Brasil não é um país para amadores!”

Festa é o que cerca Dilma Rousseff desde já, repetindo Zagalo a todo momento: “Vocês vão ter de me engolir”.

Mesmo assim, a maioria dos jornalistas anda brigando com a notícia, sem ver essa realidade.

Vai ser difícil tirar o pentelhismo do Palácio do Planalto, a não ser que apareça alguma bomba muitíssimo explosiva. Mas qual? Qual?

Se forem me esculhambar ao ler esta enorme besteirada, lembrem sempre: quem briga com a notícia deixa de informar.   

Quanto a 2015, não encham o saco. Está longe demais! Será que viveremos até lá?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*