«

»

ago 02 2014

VOTO EM ARRUDA PARA PRESIDENTE EM 2018

RENATO RIELLA

Os advogados do réu José Roberto Arruda tentam provar que ele está elegível, pois foi julgado no dia 9 de julho, quatro dias depois de entrar com o pedido de registro de candidatura no Tribunal Regional Eleitoral.

Os repórteres aceitam esta versão. Não se dão ao trabalho de ler o artigo 15 da Lei da Ficha Limpa, onde está estabelecido que não há prazo para tornar inelegível aquele político condenado em segunda instância, por colegiado.

Leia você mesmo, neste BLOG, o artigo 15. Não fica dúvida.

Art. 15. Transitada em julgado ou publicada a decisão proferida por órgão colegiado que declarar a inelegibilidade do candidato, ser-lhe-á negado registro, ou cancelado, se já tiver sido feito, ou declarado nulo o diploma, se já expedido.

E veja mais: se o candidato foi eleito e o diploma expedido, será cancelado. Quem entender diferente não sabe ler.

Vale lembrar que a Lei Complementar 135/2010 (Ficha Limpa), norma jurídica especial em razão da matéria eleitoral, alterou o texto da LC 64/1990.

A Lei de Inelegibilidade (LC 64) é uma regulamentação da Constituição Federal de 1988. Prevê a proteção da probidade administrativa e da moralidade para o exercício de um mandato, considerando a vida pregressa do candidato.

Alguns juristas consideram a Lei de Ficha Limpa uma espécie de tutela antecipada. Representa uma medida liminar que protege a sociedade contra danos futuros.

A proibição de candidatura vale para políticos condenados na Justiça com trânsito em julgado ou em decisão judicial colegiada, mesmo que em trâmite processual (2ª instância ou única instância, com julgamento por colegiado).

Em 2012, houve julgamento polêmico no Supremo Tribunal Federal. Alegava-se que seria inconstitucional tornar inelegível um político condenado em segunda instância, sem “trânsito em julgado”.

Argumentava-se que esse político poderia recorrer e até num recurso extremo ao próprio Supremo teria chance de ser considerado inocente.

Mesmo com essas alegações, o STF aprovou a aplicação da Lei da Ficha Limpa como medida de precaução, a favor da sociedade.

Na prática, funciona assim: se Arruda for considerado inelegível agora, não poderá disputar as eleições de 2014. No entanto, se ele conseguir provar inocência nos mais de 20 processos a que responde na Justiça, poderá tranquilamente retomar seu direito de candidatar-se em 2018.

Nesse caso, juro por tudo: voto em Arruda para presidente da República em 2018. Voto mesmo! Ele merece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*