«

»

set 18 2015

WILON LANÇA LIVRO “CIDADE CIDADÔ

Cidade Cidadá é o livro que o jornalista, advogado e escritor, também pioneiro de Brasília, Wílon Wander Lopes, vai relançar na próxima segunda-feira, dia 21/9, às 19 horas, no Carpe Diem da 104 Sul. O livro já foi lançado em Taguatinga, no dia 5 de junho passado.

“O relançamento no Carpe Diem é uma homenagem que faço aos meus amigos do Plano Piloto,  evitando assim que eles se deslocassem, à noite, pelas congestionadas vias que levam a Taguatinga, onde lancei o livro durante a comemoração do aniversário da cidade”, afirma Wílon.

Neste livro, Wílon mostra que a Cidadania do DF começou em Taguatinga, a partir da própria implantação da cidade, em 1958, contra a vontade dos governantes; depois, pela luta dos Advogados de Taguatinga contra a demolição do primeiro símbolo da cidade, a história Caixa d’Água.

Também mostra que Taguatinga foi o berço da campanha pela Representação Política para o DF; e também da luta pela descentralização da Justiça do Distrito Federal, entre outras campanhas vitoriosas.

Fundador, em 21 de abril de 1966, do jornal Satélite, mais antigo veículo da imprensa comunitária do Brasil, segundo mais antigo jornal do DF (o primeiro é o Correio Braziliense), Wílon não deixa por menos:

“Dirijo e sustento o Satélite há 49 anos, dedicando-o  à chamada Grande Taguatinga, hoje metrópole de uma região com mais de um milhão e meio de habitantes” – explica.

Segundo Wílon, Taguatinga é a Capital Econômica do DF e vai ser, logo que a burocracia do próprio GDF deixar, a Capítal Administrativa do Distrito Federal, com o novo Buritinga, ideia que os governadores Ornellas, Arruda e Agnelo cristalizaram a partir de um editorial do Satélite.

Ativo militante da política comunitária, Wílon, que não participa de nenhum partido político, por discordar da forma que eles agem, integra diversas entidades de Taguatinga e de Brasília.

Entre elas a Associação Nacional de Escritores, da qual é diretor; o Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, do qual é conselheiro; a Academia de Letras de Brasília; a Câmara de Vereadores Comunitários, da qual é fundador e Presidente de Honra; a Academia Taguatinguense de Letras, da qual é fundador; e a Subseção de Taguatinga da OABDF, da qual foi o primeiro Presidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*