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ago 02 2023

Torneio de robótica reúne 800 alunos de todo o País a partir de amanhã

O Rio de Janeiro será palco de uma competição de tecnologia e engenharia, com a participação de 800 estudantes de ensino médio de escolas públicas, particulares e do Serviço Social da Indústria de 23 estados e do Distrito Federal. O Festival SESI de Robótica Off Season ocorre na Marina da Glória, de amanhã (3) a sábado, com entrada gratuita do público a partir de quinta.

O torneio é dividido em três modalidades, que envolvem robôs de até 56 quilos e dois metros de altura e réplicas em miniaturas de carros de Fórmula 1, disparados em uma pista de 24 metros. Os estudantes competem em equipes e têm alguns meses para se preparar para os desafios na pista e nas arenas.

Além da velocidade do carro e do desempenho dos robôs, que precisam cumprir as atividades e somar o máximo de pontos em partidas de 2m30s, os times são avaliados pelos diversos recursos que utilizam para modelagem, construção e programação das máquinas. Projetos sociais para levar ciência e tecnologia à comunidade, gestão financeira e marketing das equipes, que funcionam como empresas, também são critérios de avaliação.

“O que parece apenas uma competição com robôs ágeis e carros que atingem 80 km/h é, na verdade, uma fábrica de talentos. Com uma metodologia que aplica, na prática, conceitos de ciências, engenharia, tecnologia, design e matemática, o chamado STEAM, os alunos ganham conhecimento e habilidades técnicas e comportamentais que vão moldar os profissionais que eles serão no futuro”, afirma o diretor de Operações do Serviço Social da Indústria (SESI), Paulo Mol.

Para conhecer mais os interesses e as expectativas dos estudantes, o SESI aplicou um questionário on-line com os competidores sobre as áreas e profissões que eles desejam seguir. Dos 829 respondentes (49,5% se identificaram como gênero masculino, 49,6% feminino e 0,9% outros), 51,7% querem a área de Engenharia ou de Ciências Exatas e da Terra.

Na sequência, aparecem Ciências da Saúde (15%), Linguística, Letras e Artes (11,8%), Ciências Sociais e Aplicadas (9,7%), Ciências Humanas (6%), Ciências Agrárias (3%) e Ciências Biológicas (2,8%). Sobre a profissão, especificamente, as que estão diretamente ligadas às atividades da robótica e aparecem entre as mais citadas estão engenheiro (246), programador e carreiras ligadas à computação (85), professor ou pedagogo (52) e designer (34).

Ao ingressarem em uma equipe, os estudantes têm a oportunidade de entrar em contato com áreas cujo ensino e aprendizagem ainda são deficitários no Brasil. O impacto na formação é positivo e duradouro, já que as atividades despertam o interesse e dão a base para os desafios que o jovem vai encontrar na formação técnica ou acadêmica e no mercado de trabalho. Cada vez mais, são demandados profissionais críticos, criativos, que resolvem problemas e sabem programar.

Fonte/foto: Ascom/CNI

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