«

»

jun 05 2024

Emplacamentos de veículos mostram leve queda em maio; seguem positivos no ano

Expectativa é de crescimento das vendas também em 2024Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

No mês de maio, os emplacamentos de veículos registraram queda de 8,29% em relação a abril, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

A retração está ligada, principalmente, a um dia útil a menos em maio (21 dias em maio contra 22 dias úteis em abril), em razão de feriados.

“Embora o momento seja de cautela, em razão das dificuldades enfrentadas no Rio Grande do Sul, cujos prejuízos das enchentes ainda estão sendo contabilizados, já que a situação local permanece crítica, as condições favoráveis do crédito mantiveram o mercado aquecido no restante do País, seja em maio como no acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, fazendo com que o mercado total continue apontando viés positivo”, afirma Andreta Jr., Presidente da Fenabrave

Ele recorda que os emplacamentos acumulados até maio são os melhores para o período desde 2014. “Ainda é cedo para analisarmos o impacto do Rio Grande do Sul nas vendas anuais. O estado respondeu por cerca de 4% dos licenciamentos do Brasil até abril. Sabemos que houve perdas, mas parte dessa frota poderá ser reposta nos próximos meses, considerando os sinistros ainda não registrados”, afirma Andreta Jr.

Segundo o Presidente da Fenabrave, das 722 Concessionárias de Veículos existentes no Rio Grande do Sul, cerca de 300 foram afetadas pelas chuvas, conforme levantamento realizado pela Regional FENABRAVE-RS.

O Setor, apoiado pela Fenabrave/Fenacodiv e Regional Fenabrave-RS/Sincidiv – RS, tem realizado movimento para captar recursos financeiros e doações para as vítimas das enchentes, incluindo as famílias dos colaboradores das Concessionárias afetadas, e tem negociado com entidades e órgãos do Detran-RS e governo para ajudar na recuperação das empresas estabelecidas no estado.

Fonte: Fenabrave

Foto: EBC -Marcelo Camargo

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*