«

»

jun 06 2024

Ministério do Turismo abre inscrições para curso sobre Libras

O Ministério do Turismo promove o curso “Turismo Acessível na Língua Brasileira de Sinais” para a melhor qualificação de profissionais do setor. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 1º de julho. O objetivo é contribuir com os serviços turísticos inclusivos voltados à pessoa com deficiência auditiva.

As vagas são ilimitadas e destinadas a empresários do ramo, funcionários de bares, restaurantes, hotéis, pousadas, resorts, parques aquáticos, parques temáticos, guias, motoristas, gestores e demais interessados.

Oferecido em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o curso conta com vídeos, recursos multimídia, cartilhas e folders, infográficos interativos e e-books como material didático. Ao final da capacitação, os alunos estarão aptos a colocar em prática o aprendizado, promovendo, assim, a acessibilidade, a inclusão e a melhoria no atendimento oferecido ao turista com deficiência auditiva.

A capacitação em Libras é composta pelas seguintes disciplinas: Surdez e Sociedade; Língua Brasileira de Sinais; Comunicação com surdos; Alfabeto Manual; Saudações/Sinal de nome; Tempo; Valores monetários; Localizações; Meios de transporte; Informações Turísticas; Equipamentos, serviços e atrativos turísticos para o cliente/turista surdo; Tecnologia Assistiva Auditiva para a pessoa surda; Boas práticas para atender o cliente/turista com surdez: visão de mercado; e Barreiras Comunicacionais.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, a Língua Brasileira de Sinais é um aspecto fundamental para a promoção de um turismo acessível. “Precisamos qualificar os profissionais envolvidos e oferecer um atendimento personalizado e eficiente ao turista com deficiência auditiva. O turismo deve ser comprometido com a diversidade e igualdade de acesso, contribuindo para o pleno desfrute turístico desse público”, observa Sabino.

Pontos turísticos, hotéis, restaurantes e outras atrações reconhecidas pela acessibilidade estão reunidas no site ou no aplicativo para smartphone “Turismo Acessível” do MTur. Nele, também é possível avaliar os estabelecimentos e atrativos turísticos conforme a acessibilidade disponível. O site ou app permite que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida viajem pelo Brasil com mais autonomia e segurança.

De acordo com a Lei 13.460/2017, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida devem ser atendidas com urbanidade (civilidade); respeito; acessibilidade; cortesia; presunção da boa-fé do usuário; igualdade; eficiência; segurança; e ética. Além disso, o atendimento deve ser prioritário.
O Ministério do Turismo e a Itaipu Binacional são parceiros na missão de promover acessibilidade, inclusão e igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Durante o 8º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), que ocorreu em Manaus (AM) de 27 a 29 de maio, foram distribuídos folders com dicas sobre como atender o turista com deficiência.

Fonte: MTur – Erika Braz

Arte: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*