«

»

jun 19 2024

Vladimir Putin e Kim Jong-un selam pacto de defesa mútua

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, assinaram um pacto de parceria estratégica ,hoje (19), que prevê a defesa mútua do território dos dois países em caso de agressão.

Na prática, se Rússia ou Coreia do Norte forem atacadas por quaisquer outros países, ou por membros da Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan), ambas as nações são obrigadas a ajudar o país que foi alvo no contra-ataque.

Putin afirmou, segundo a agência Reuters, que “o acordo de parceria abrangente assinado hoje prevê, entre outras coisas, assistência mútua em caso de agressão contra uma das partes deste acordo”. Em seguida, completou: “Em relação a isto, a Rússia não exclui para si o desenvolvimento da cooperação técnico-militar com a República Popular Democrática da Coreia”.

O assessor presidencial russo Yury Ushakov, em entrevista à agência de notícias russa Tass, explicou o novo documento substitui o tratado de amizade e assistência mútua de 1961, o tratado de 2000 sobre laços bilaterais e as Declarações de Moscou e Pyongyang de 2000 e 2001.

O acordo, selado na primeira visita de Vladimir Putin à Coreia do Norte em 24 anos, representa uma reação à promessa de países do Ocidente de fornecer caças americanos F-16 à Ucrânia.

A França também afirmou que vai mandar aviões Mirage, da fabricante Dassault, para o regime de Volodmir Zelenski enfrentar as tropas do Kremlin, que invadiram os domínios ucranianos em 2022.

Trata-se de um dos mais importantes movimentos de Putin na Ásia nos últimos anos — o ditador norte-coreano preferiu usar o termo “aliança” para descrever o pacto.

O presidente russo desembarcou em Pyongyang hoje, na primeira visita ao país asiático desde 2000, quando iniciava a carreira presidencial e se encontrou com o pai do atual ditador Kim Jong-un, Kim Jong-il.

Fonte: R7

Foto: Divulgação /KCNA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*