«

»

jun 25 2024

Ata do Copom diz que projeções da inflação exigiu manutenção da Selic a 10,50%

Banco Central divulgou hoje (25) a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável pela análise e definição da taxa básica de juros, a Selic. No texto, o comitê afirmou que a decisão pela manutenção do índice em 10,50% ao ano foi devido, entre outras razões, à elevação das projeções de inflação.

Além disso, o colegiado destacou que “eventuais ajustes futuros na taxa de juros serão ditados pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta”.

Na ata de hoje, as projeções de inflação do Copom são de 4,0% para 2024 e 3,4% para 2025. Na comparação com ata da reunião anterior do comitê, realizada em maio, houve alta. Antes, as estimativas eram de 3,8% para 2024 e 3,3% para 2025.

“O Comitê avaliou que a política monetária deve se manter contracionista por tempo suficiente em patamar que consolide não apenas o processo de desinflação, como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas. O Comitê se manterá vigilante e relembra, como usual, que eventuais ajustes futuros na taxa de juros serão ditados pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta”, diz a ata.

O Copom destacou também que a manutenção da Selic a 10,50% “implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica”. “A conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento, ampliação da desancoragem das expectativas de inflação e um cenário global desafiador, demanda serenidade e moderação na condução da política monetária.”

O órgão citou, ainda, que o “o cenário global incerto e o cenário doméstico marcado por resiliência na atividade, elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas demandam maior cautela”.

A última reunião do comitê foi nos dias 18 e 19 de junho, e por unanimidade a diretoria e o presidente do BC, Roberto Campos Neto, votaram pela manutenção da taxa Selic no patamar de 10,50% ao ano. A decisão interrompe uma sequência de cortes, que acontecia desde agosto do ano passado.

Fonte: R7

Foto: Agência Brasil – Marcello Casal Jr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*