«

»

ago 06 2024

Lula diz que “o Brasil caminha para ser a oitava economia mundial em 2024”

Santiago (Chile) 05.08.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o ao lado do Presidente do Chile, Gabriel Boric, posam para fotografia oficial, no Salão Azul do Palácio de La Moneda. Santiago - Chile.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Em visita oficial ao Chile, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na noite de ontem (5), do encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Chile. O evento reuniu cerca de 500 empresários de ambos os países para proporcionar oportunidades de negócios e estreitar as relações comerciais entre as duas economias.

“Se o Brasil e o Chile atingem um comércio de R$ 13,5 bilhões, isso representa o fortalecimento do nosso continente”, declarou Lula .

O presidente falou sobre a importância da boa relação com os países da América Latina para a cooperação em acordos econômico-sociais. “A integração com os vizinhos voltou a ser prioridade para o Brasil. Essa certeza gera confiança para negociar e investir. Essa visita representa a renovação de uma parceria fundamental para o futuro da América do Sul. Assinamos 19 acordos, muitos com impacto direto em nossas relações econômico-comerciais, como agricultura, combate às mudanças climáticas, turismo, ciência e tecnologia e combate às desigualdades. Quando há bom diálogo político entre os países, o comércio e os investimentos florescem, gerando renda, emprego e inovação”.

“A expressiva participação de empresários e empresárias neste avento reflete a força do empreendedorismo latino-americano e da política econômico-comercial de nossos países”, acrescentou Lula.

O encontro empresarial foi organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). A expectativa de investimentos a serem anunciados hoje pode ser a maior até o momento em eventos bilaterais, podendo movimentar R$ 82 milhões, segundo o presidente da Agência, Jorge Viana. “O Brasil também precisa abrir suas portas para a imensa cadeia produtiva que o Chile tem”, disse.

Ainda em seu discurso, Lula fez um balanço das ações e investimentos que incluem a cooperação chilena,  além dos acordos firmados, e reforçou os avanços que eles representam. “Com responsabilidade fiscal e compromisso com a redução das desigualdades, o Brasil caminha para ser a oitava economia mundial em 2024”, disse.

“Os empresários chilenos terão no Novo PAC e no Programa Nova Indústria Brasil excelentes oportunidades para participar de grandes projetos de infraestrutura e sustentabilidade. O Novo PAC contempla duas rotas de integração com o Chile: a Rota de Capricórnio, que interligará o estado do Mato Grosso do Sul ao Paraguai, Argentina e Chile, e o Corredor Porto Alegre-Coquimbo, que interligará o estado do Rio Grande do Sul ao Uruguai, Argentina e Chile. O Chile pode ser a porta de saída de produtos brasileiros para o Pacífico, e o Brasil pode cumprir o mesmo papel para o acesso das exportações chilenas ao continente africano”, afirmou o presidente Lula.

 

O presidente do Chile, Gabriel Boric, reforçou a importância da relação entre os países e dos acordos assinados. “Eu e o presidente Lula estávamos conversando sobre o trabalho político que temos que ter em conjunto para poder fortalecer nossas fronteiras. Temos consciência que podemos trabalhar em prol dos nossos países”, disse.

Principal tema abordado pelo Brasil durante a a reunião do G20, a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza terá o apoio do Chile, conforme firmado durante os evento do mês passado, no Rio de Janeiro, e reiterado pelo presidente Gabriel Boric no encontro de hoje. “Nos juntamos à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, que está liderado pelo Brasil. Quem melhor que o Brasil e o presidente Lula para dar conta da experiência que eles fizeram dentro de seu país contra a fome e a pobreza?”, declarou o presidente chileno.

Hoje (6), está prevista uma reunião do presidente Lula com a prefeita de Santiago, Irací Hassler, e com o ex-presidente chileno Ricardo Lagos. A volta do presidente Lula para o Brasil está prevista para as 12h30.[

Fonte: Gov

Foto: PR/Ricardo Stuckert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*