«

»

ago 08 2024

GFORTI SERÁ LANÇADO HOJE NA TECNOLOGIA DO DF

As nove principais entidades representativas da Tecnologia da Informação (TI) do DF, incluídos os dois sindicatos laborais, passam agora a estar formalmente unidas no Projeto GForTI, a ser lançado hoje (8) à noite em Brasília.

Essa iniciativa conta com apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF, da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF), do Parque Tecnológico Biotic, além da Frente de Tecnologia da Câmara Legislativa, presidida pela deputada Doutora Jane.

Uma das principais propostas do GForTI, ao reunir as instituições mais relevantes de Tecnologia da Informação e da Comunicação do DF numa figura jurídica própria, sendo algumas de atuação nacional, é consolidar Brasília como um dos mais importantes centros de inovação do Brasil.

Há décadas, vem sendo defendida a plena união de todas as entidades que gerenciam ações de Tecnologia da Informação e Inovação no DF. Esse desafio está superado. Estão juntos no GForTI as seguintes instituições (em ordem alfabética):

Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI), presidida por Paulo Foina: entidade nacional que congrega os Institutos de Ciência e Tecnologia do Brasil, os chamados ICTs, que são por natureza, vinculados às universidades e ao setor produtivo. Potencializa a produção científica do DF vinculada ao setor empresarial, ampliando o número de pesquisadores e de empresas dedicadas ao tema, além de potencializar o crescimento do número de ICTs locais.

Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO/DF), presidida por Rodrigo Jonas Fragola: é a representação local da Federação Assespro e se vincula ao GForTI tanto por sua natureza representativa distrital, quanto pelo importante quadro de associados que possui, representando centenas de empresas locais de Tecnologia da Informação.

Brasil Startups, presidido por Hugo Giallanza: entidade nacional importante para o tecido empresarial do DF, por apoiar negócios baseados em soluções inovadoras. A participação da Brasil Startup no GForTI amplia a relação do setor produtivo de tecnologia com o Governo do DF, especialmente no que se refere à aplicação do Marco Legal das Startups.

Centro de Tecnologia de Software de Brasília (TECSOFT), presidido por  Djalma Petit: é referência na formação e capacitação de empresas do setor. Apresenta competência na captação de recursos, subvenções, financiamentos e outras formas de fomento. A vinculação do Tecsoft ao GForTI potencializa a atração de capitais para as empresas de TI associadas e sindicalizadas do DF.

Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO/Nacional), presidida por Christian Tadeu: entidade nacional do setor de TI entre as mais antigas do Brasil, reúne, por meio de uma ampla rede estadual, as associações representativas das empresas de hardware e de software de cada localidade.

Instituto Illuminante de Inovação Tecnológica e Impacto Social, presidido por Gilberto Lima:  celebra 10 anos em 2024 e, em sua atuação nacional, se destaca pela aproximação com pensadores internacionais dos temas portadores de futuro. Tem promovido eventos de ponta, que atualizam a população do DF sobre modernização e inovação.

Instituto MultipliCIDADES, presidido por Cristiane Pereira: tem como missão impulsionar o progresso científico, tecnológico e econômico, promovendo a inovação, a colaboração e a inclusão. Como instituição científica sem fins lucrativos, se dedica a criar um futuro inovador e sustentável por meio de educação, pesquisa e ações colaborativas.

Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do DF (SINDESEI/DF), presidido por Marco Tulio Chaparro Rodrigues Rocha: entidade sindical das das empresas de informática do DF, vinculada à Fecomércio-DF. O emprego privado no DF é predominantemente gerado pelos setores de comércio e serviço, o que significa que a presença do SINDESEI no GForTI permite que o desenvolvimento e a integração tecnológica das cadeias produtivas do comércio e do setor de serviços sejam amplamente beneficiadas com a aproximação das expertises e atribuições dos demais membros.

Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (SINFOR/DF), presidido por Carlos Jacobino: entidade sindical vinculada ao setor industrial, representado pela Federação das Indústrias do Distrito Federal – FIBRA. Busca aproximar as cadeias produtivas industriais do DF e os seus Centros Social e de Formação profissional, representados pelo SESI DF e o SENAI DF, garantindo que o Ecossistema local esteja apoiado com o que há de mais avançado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*