Os candidatos que vão concorrer a uma vaga do Concurso Nacional Unificado (CNU) precisam estar atentos aos documentos de identificação exigidos para acesso aos locais de prova, que acontece no domingo (18).A organização definiu uma lista de documentos aceitos, “garantindo a segurança e a identificação correta dos participantes”.
Esta é a primeira vez que o governo federal faz um concurso único para cargos em diferentes órgãos da administração pública. São ao todo mais de seis mil vagas em 21 ministérios, agências e autarquias.
O edital do processo seletivo prevê a apresentação obrigatória de um documento de identidade original com foto, mas cópias, ainda que sejam autenticadas, não serão aceitas sob nenhuma hipótese, de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Além disso, os candidatos poderão apresentar documentos digitais para identificação pessoal, sejam e-Título, CNH Digital e RG digital. Estes, no entanto, deverão estar nos respectivos aplicativos oficiais ou na Carteira de Documentos Digitais do portal Gov.br. Não serão aceitas fotos de documentos.
Será solicitada a apresentação de um documento de identificação com foto, o qual deve ser original. Cópias ou autenticações não serão aceitas.
Entre os documentos válidos estão:
- Carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros;
- Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional, como Ordens e Conselhos;
- Cartão de identidade do trabalhador;
- Passaporte brasileiro;
- Certificado de reservista ou dispensa de incorporação (com foto);
- Carteiras funcionais do Ministério Público;
- Carteiras funcionais expedidas por órgão público, que, por lei federal, tenham valor como identidade;
- Carteira de trabalho;
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação), desde que seja o modelo com foto aprovado pelo artigo 159 da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997;
- Documentos digitais, com foto e assinatura, como e-Título, CNH digital e RG digital, apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.
Fonte: Extra – Gustavo Silva