O Sebrae iniciou, esta semana, seu apoio à campanha “Feminicídio Zero”, lançada pelo Ministério das Mulheres neste mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, o “Agosto Lilás”. A proposta do governo federal é articular e mobilizar diversos setores da sociedade brasileira em prol do direito das mulheres a uma vida livre de violência.
Dados do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública e da 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher retratam a gravidade da questão no país: a cada seis horas, uma mulher é vítima de feminicídio, três em cada dez brasileiras já foram vítimas de violência doméstica e, a cada seis minutos, uma menina ou mulher sofre violência sexual..
De acordo com o Sebrae, o público feminino responde por 33,9% do total de empreendedores no país e cerca de 30% da base de clientes atendidos pela instituição são mulheres.
“ O empreendedorismo pode ser uma alternativa para interromper ciclos de violência doméstica, especialmente quando há dependência financeira.”. diz Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional
“Estamos empenhados em mostrar para essas empreendedoras e futuras empresárias que elas podem contar conosco e vislumbrar no empreendedorismo uma oportunidade de se tornarem as protagonistas de suas histórias.”
O programa Sebrae Delas promove soluções voltadas especialmente para as mulheres, que abrangem capacitação técnica e o fortalecimento de habilidades socioemocionais e comportamentais. Além disso, o Sebrae conta ainda com uma unidade dedicada ao empreendedorismo feminino, atuando também com questões complementares, como raça, etarismo e deficiência, que acentuam os desafios das mulheres. “Entendemos que a diversidade é um tema transversal e que precisa do nosso olhar para tornar o empreendedorismo cada dia mais inclusivo e democrático”, esclarece a diretora.
Fonte/arte: Ascom/Sebrae