«

»

ago 28 2024

Governo do Pará decreta estado de emergência por causa das queimadas

O governador do Pará, Helder Barbalho, decretou estado de emergência e proibiu o uso de fogo em todo o território paraense devido às queimadas que atingem cidades de todo o país, incluindo o Pará.

O decreto prevê a proibição da utilização do fogo, inclusive para limpeza de manejo de áreas, em todo o Pará, pelo período de 180 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Em vídeo oficial publicado pelo Governo do Estado, Helder Barbalho afirmou que a medida é necessária para evitar maiores impactos ambientais e foi adotada objetivando prevenir o aumento dos focos de queimadas no território paraense.

O decreto, segundo o governador, visa a auxiliar o trabalho que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil têm executado em combate aos focos encontrados na região.
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Pará registrou 14.794 focos de queimadas entre 1º de janeiro e 26 de agosto deste ano, ficando atrás apenas de Mato Grosso, que registrou 21.694 no mesmo período.
Desde o início de agosto, o Pará tem registrado focos de queimadas em Parauapebas, Altamira, Novo Progresso, São Félix do Xingu e outros municípios paraenses.

Informações do Banco de Dados de Queimadas (BDQueimadas), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram que o Pará foi o estado com o maior número de focos de fogo nos dias 24 e 25 de agosto, com 1103 registrados.

Com a iminente ameaça de um aumento do número de queimadas, o Ministério Público Federal realizou um pedido a órgãos federais e estaduais do estado para que providências fossem tomadas a respeito da situação ambiental, em especial, à Terra Indígena (TI) Munduruku e no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Terra Nossa, localizados em Novo Progresso e Altamira, sudoeste paraense.

Fonte: g1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*