«

»

set 06 2024

Mais de mil presos transferidos no Rio de Janeiro; polícia acha túnel para fuga em massa

A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) iniciou hoje (6) uma megatransferência de presos no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu. Ao todo, 1.063 detentos mudarão de cadeia.

O motivo da operação é a reforma do Instituto Penal Vicente Piragibe, tradicionalmente destinado a criminosos condenados do Comando Vermelho e onde, no início da semana, a Seap encontrou um túnel para uma fuga em massa.

Durante a transferência, alguns presos tentaram sair da unidade com celular. Até as 8h30, os policiais penais tinham apreendido 66 celulares com os internos.

Esses mil internos vão para o Presídio Muniz Sodré, a cerca de um de distância, mas ainda dentro dos muros do conjunto penal. A transferência estava sendo feita em micro-ônibus.

Logo após a descoberta do túnel, 15 presos foram levados para um presídio de segurança máxima.

A Seap estima que o Vicente Piragibe fique vazio por até 15 dias. A secretaria informou que vai fazer novas obras para reduzir o tamanho das manilhas — o que deve impedir a passagem de uma pessoa — e depois concretá-las. Após a reforma, vão para lá presos de outro perfil.

As celas do Vicente Piragibe tem 55 m² e, entre 8h e 16h, os presos circulam livremente pelo pátio por cumprirem regime semiaberto. Depois desse horário, retornam para as celas. Por conta do túnel, a ida ao pátio e as visitas foram suspensas.

O plano de fuga foi descoberto nesta segunda (2) pela Seap, após uma suspeita da Subsecretaria Operacional. O túnel estava sendo cavado perto do parlatório dos advogados, onde os presos conversam com as defesas por um interfone.

A terra que era removida para liberar a passagem era colocada em sacos, para evitar um desmoronamento. Os presos escavaram até chegar à tubulação de esgoto, por onde pretendiam escapar. Usaram ferramentas, como enxadas e pás, e instalaram iluminação para facilitar os trabalhos.

O mesmo lugar já foi usado como fuga de 31 presos em 2013. Desde então, grades foram instaladas nas caixas de esgoto, segundo a Seap. Por isso, mesmo que os presos tivessem conseguido sair do Vicente Piragibe, seria difícil escapar de outras áreas do complexo, de acordo com a pasta

Fonte: g1 – Leslie Leitão, Genilson Araújo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*