«

»

out 02 2024

Número de jovens empreendedores subiu 23% na última década

Perfil do jovem empreendedor brasileiro é tema de pesquisa nacional —  Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

A última década foi marcada pelo incremento no volume de empreendedores jovens no país. É o que revela um levantamento do Sebrae com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No período que compreende o último trimestre de 2013 até os últimos três meses de 2023, a quantidade de empreendedores de 18 a 29 anos de idade cresceu 23% no Brasil.

Segundo o recorte do Sebrae, no último trimestre de 2023, os jovens representavam 16,5% do total de quase 30 milhões de donos de negócios no país.

A maioria atua no setor de Serviços e reside na região Sudeste (41,3%) e Nordeste (23,6%). Além disso, 91,4% são empreendedores por Conta Própria, ou seja, estão à frente de um empreendimento (com ou sem CNPJ), sozinhos ou com sócio, mas não possuem empregados – e apenas 8,6% são Empregadores.

A maioria dos jovens empreendedores é homem,  62,6% contra 37,4% de mulheres no último semestre.

O rendimento médio atinge o recorde histórico da série no último trimestre de 2023, igual a R$ 2.376.

Fonte: Sebrae

Foto: Gov

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*