«

»

out 02 2024

TSE oferece aos eleitores o Simulador de Votação

Eleições 2024 - Faltam 4 dias

Faltam poucos dias para o primeiro turno das Eleições Municipais 2024, a ser realizado no domingo (6). Quem deseja praticar como votar na urna eletrônica pode entrar na página do Simulador de Votação, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet

Ao acessar a ferramenta, a pessoa deve escolher para qual eleição quer treinar o voto: as municipais ou as gerais. No caso deste ano, as eleições serão as municipais e, dessa forma, candidatas e candidatos aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito serão escolhidos em 5.569 cidades brasileiras.

Basta seguir o passo a passo para fazer o treino virtual e não errar na hora de exercer o seu direito de votar. Vale destacar que os partidos e candidatos utilizados no simulador são fictícios.

Como usar oi simulador:

Selecione a opção “Votando no 1º Turno” das eleições municipais e informe se deseja ativar as instruções por áudio durante a votação. Feito isso, clique na tecla “Confirma” (verde) para iniciar o seu voto.

A primeira escolha a ser feita é para o cargo de vereador. Na parte superior da urna virtual, aparecerão cinco opções de partidos: Esportes, Ritmos Musicais, Profissões, Festas Populares e Folclore.

Para cada um deles que você selecionar, serão mostradas três opções de candidatos. É só escolher o de sua preferência e digitar o número correspondente. Se errar a digitação, basta apertar a tecla “Corrige” para reiniciar, como ocorre também na urna eletrônica de verdade.

Se o número estiver correto, é só apertar o botão “Confirma” e pronto: vereador já escolhido.

Logo depois, é hora de começar a votação para prefeito e vice-prefeito. Assim como na sequência anterior, serão exibidas cinco opções de partidos. Ao escolher um deles, aparecerão os respectivos candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito.

Selecione uma das chapas, digite o número correspondente aos seus candidatos e confirme na tecla verde. A urna gravará seus votos e mostrará na tela a palavra “FIM”, com o famoso barulhinho “pilili”.

Se, durante a votação,  não tiver preferência por nenhum dos candidatos, é só clicar no botão “Branco” e, em seguida, na tecla “Confirma”.

Caso queira manifestar a vontade de anular o voto, digite, na urna eletrônica, um número que não corresponda a nenhum candidato ou partido político e aperte em “Confirma”.

Os votos em branco e os nulos servem apenas para fins estatísticos, ou seja, não são computados como votos válidos e, por isso, não alteram o resultado da eleição.

Fonte/arte: TSE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*