«

»

out 04 2024

DPDF promove a 17ª edição do Dia da Mulher com tema Outubro Rosa

Dia da Mulher da DPDF terá o Outubro Rosa como tema - EG NEWS

A 17ª edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), terá o Outubro Rosa como tema. A ação será realizada na segunda-feira (7), das 8h às 17h, no Nuclão da instituição, no Setor Comercial Norte, Edifício Rossi Esplanada Business.

O objetivo é atender o público feminino em situação de vulnerabilidade. Nesta edição, o evento contará com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e do Ministério das Mulheres.

A Subdefensora Pública-Geral e coordenadora do evento, Emmanuela Saboya, destaca que a edição de outubro ganha ainda mais relevância por coincidir com o Outubro Rosa, um movimento global de conscientização sobre o câncer de mama e a saúde feminina. “Ao focar na saúde e nos direitos das mulheres, especialmente no contexto do Outubro Rosa, a instituição reafirma seu papel em busca de justiça social e igualdade de gênero, ajudando a transformar a realidade de muitas mulheres que enfrentam situações de vulnerabilidade”, defendeu.

Com a participação de vários parceiros, o Dia da Mulher da DPDF oferece diversos serviços gratuitos para atender várias áreas do público feminino em situação de vulnerabilidade, como mediação, orientação jurídica, iniciais de Família e de Saúde e a prestação de assistência psicossocial e a realização de exames de DNA realizados pela DPDF. Mães que precisam levar as crianças para o evento contam com uma brinquedoteca para deixar os seus filhos enquanto realizam os atendimentos.

Na área da saúde, a iniciativa oferece consulta com cardiologista e exames de eletrocardiograma ofertados pela clínica Integracor, além de auriculoterapia e técnicas terapêuticas de ventosa, disponibilizados pela Escola Nacional de Acupuntura (Enac). A ação oferece ainda, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc), consulta com médico da família, teste rápido de sífilis, hepatite e PSA. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disponibilizará exames de autocoleta de HPV, para a prevenção do câncer de colo do útero, a mulheres de 30 a 49 anos até às 11h. A iniciativa oferecerá também atendimento com médico, em caso de resultado positivo. A ação terá vacinação, que será disponibilizada pela Secretaria de Saúde do DF (SES/DF).

A Secretaria da Mulher do DF (SMDF) participará da iniciativa com a entrega de panfletos informativos, além da prestação de orientações a mulheres vítimas de violência e esclarecimentos em relação às diversidades etária, étnico-racial, LGBTQIAPN+ e mães atípicas. O Núcleo Judiciário da Mulher do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) disponibilizará atendimentos psicossociais de orientação, sensibilização, prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra a mulher, além da distribuição de materiais informativos. A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), por sua vez, por meio da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav), prestará apoio psicossocial às vítimas de violência e seus familiares. A Polícia Militar do DF (PMDF) oferecerá prevenção orientada à violência doméstica e familiar.

A iniciativa oferece vagas de estágio, disponibilizadas pelo Instituto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) para o público de 14 a 24 anos que esteja cursando ou já tenha concluído o ensino médio. Para a efetivação do cadastro, será necessário levar CPF, RG, dados escolares e pessoais. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizará cadastros no Programa Senac Cursos de Gratuidade (PSG). Além disso, a Secretaria de Educação do DF (SEE-DF) oferecerá orientações referentes aos serviços de Cartão Creche e Cartão Material Escolar.

A Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF disponibilizará o cadastro da pessoa com deficiência, a carteira de identificação para pessoa com Transtorno do Espectro Autista, solicitação do cartão de identificação da pessoa com deficiência, orientações sobre Passe Livre Especial e sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Na área da autoestima feminina, a iniciativa contará com a parceria do Senac, que ofertará, pela Carreta da Beleza, cortes de cabelo no período matutino e maquiagem, no vespertino. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) também participará do evento e realizará atendimentos referentes à regularização e à inscrição em programas habitacionais. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Móvel, da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes/DF), ofertará a prestação de serviços socioassistenciais, com a disponibilização de 150 senhas. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) distribuirá água potável ao longo do evento.

Fonte: Ascom DPDF – Jane Rocha

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*