«

»

nov 28 2020

TJDF homologa acordo entre o governador Ibaneis e a ativista de extrema-direita Sara Giromini

Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) homologou ontem (27) acordo entre o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e a ativista bolsonarista de extrema-direita Sara Giromini, autodenominada Sara Winter.

Em vídeo divulgado na internet,  em 14 de junho, a líder do acampamento 300 do Brasil chama Ibaneis de “um puta de um bandido”. A ativista de ultra-direita também alega que o decreto assinado pelo governador, fechando a Esplanada dos Ministérios quando o grupo de Sara estava acampado em frente ao Ministério da Justiça, tinha como objetivo “enfraquecer” toda a militância de rua bolsonarista.

Em junho, o governador entrou com ação contra a extremista, por considerar ofensivos os conteúdos das postagens. Em 22 de outubro, a 10ª Vara de Brasília designou audiência de conciliação entre as partes.Ontem, ficou ajustado que Sara irá entregar 100 cestas básicas a instituições indicadas pelo governador. Além disso, ela se retratou das manifestações verbais e escritas, alegando ter sido movida pelo “calor da emoção”, e não ter tido intenção de ofender a honra de Ibaneis.

Segundo a retratação, a extremista declarou “as mais sinceras desculpas pelos excessos cometidos pelo uso da palavra, entende que a retratação é justa e cabível, bem como exemplo aos demais manifestantes, para que entendam a importância da autocomposição dos conflitos e a primazia pela paz”.

Giromini também pediu que a população do Distrito Federal, onde mora, “tome como incentivo este ato para prezar sempre pela solução pacífica dos conflitos, sobretudo entre povo e governo, enquanto eleitores”. Por fim, ela agradeceu a oportunidade e parabenizou Ibaneis “por concordar com o encerrar do que seria um desgaste de emoções apesar das diferenças ideológicas, desejando que outros líderes sigam o exemplo, priorizando a conciliação, promovendo a paz, a civilidade e respeito recíprocos”.

A advogada do governador, Estefania Viveiros, indicou ter sido fundamental a atuação da mediadora, e destacou que, apesar de a formação jurídica se dar com ênfase no combate, é fundamental perceber que a paz deve ser o valor de maior importância.

A ação de indenização por danos morais alega que Sara Winter chamou Ibaneis de bandido, o que configura “evidente ofensa e agressão verbal”.

Com informações do TJDFT/Metrópoles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*