«

»

set 04 2021

Brasil ganha a medalha de ouro e é pentacampeão no futebol de 5 nas Paralimpíadas

Brasil é pentacampeão no futebol de 5 nas Paralimpíadas — Foto: Buda Mendes/Getty Images

Pela quinta vez em cinco edições da modalidade nas Paralimpíadas, o Brasil conquistou a medalha de ouro no futebol de 5 (para atletas cegos). E justamente sobre o maior rival, a Argentina.

Com um golaço de Nonato no segundo tempo, a seleção fez 1 a 0 e levou o título na arena Aomi, em Tóquio, sem ser vazada e se manteve intocável no megaevento.

A façanha deu ao País se22º ouro geral no Japão, superando por um o recorde que havia sido estabelecido em Londres 2012 (21).

O Brasil jamais perdeu uma partida em cinco campanhas paralímpicas que lhe renderam cinco medalhas de ouro.

Na volta do intervalo, quem deu as caras foi outro personagem influente em partidas de futebol de 5: a chuva. Não tão forte quanto a da semifinal contra o Marrocos, mas suficiente para mudar a dinâmica em relação ao primeiro tempo.

Os argentinos retornaram um pouco mais recuados e com marcação forte em cima de Ricardinho, principal jogador brasileiro.

No geral, o ritmo do jogo esfriou com a água. Nos primeiros dez minutos do segundo tempo, não houve chance clara de gol dos dois lados.

Apenas aos 11 minutos jogados veio uma oportunidade.

Nonato, que entrou na final como artilheiro da seleção nas Paralimpíadas (cinco gols), enfileirou rivais até aparecer frente a frente com Lencina e dar um belo chute de esquerda, que foi espalmado para escanteio.

Dois minutos depois, não teve escapatória. Com 7min14s para o fim, Nonato fez uma jogada semelhante, costurando pelo meio, mas dessa vez o chute de esquerda saiu mais potente, à meia altura, e venceu Lencina. Foi o sexto gol do brasileiro nos Jogos, o mais importante deles.

Com informações de GE

Foto: Buda Mendes/Getty Imagesol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*