«

»

set 06 2021

Morre Jean-Paul Belmondo, astro da “Nouvelle Vague”, importante movimento do cinema francês

Jean-Paul Belmondo em foto de janeiro de 1973 — Foto: AFP/Arquivo

O ator francêsJean-Paul Belmondo morreu aos 88 anos hoje  (6). Astro da Nouvelle Vague francesa, um dos mais importantes movimentos da história do cinema, Belmondo ficou conhecido por filmes como “Acossado” (1960) e “O Demônio das Onze Horas” (1965), ambos dirigidos por Jean-Luc Godard. Outro grande filme estrelado por Belmondo foi “O Homem do Rio” (1964).

“Ele estava muito cansado há bastante tempo, morreu tranquilamente”, disse o advogado Michel Godest. Belmondo morreu em casa, eParis. A causa da morte não havia sido divulgada.

Depois de construir uma carreira inconteste no cinema francês, principalmente interpretando homens frios e sisudos, mas que encantavam o público, Belmondo teve uma virada na carreira de ator.

Passou a atuar em filmes mais populares. Sem dúvida, foi um dos grandes atores da história do cinema mundial. “Nenhum ator desde James Dean inspirou tamanho sentimento de identificação com público”, escreveu o crítico Eugene Archer no New York Times em 1965.

Belmondo tinha 28 anos e o diretor Jean-Luc Godard 26 quando os dois trabalharam em “Acossado”. No longa, o primeiro de Godard, o diretor filmava Belmondo sem um roteiro pré-determinado, segurando a câmera na mão durante boa parte do tempo, e com baixo orçamento.

Com esta receita e seguindo a orientação de atuação improvisada, Belmondo entregou ao mundo Michel Poiccard, um dos anti-heróis mais queridos da história do cinema. Não fosse o suficiente, “Acossado” foi um dos primeiros e mais influentes filmes do movimento “Nouvelle Vague”.

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*