«

»

jan 05 2022

Distrito Federal tem 26 casos confirmados de dupla infecção por Covid-19 e gripe

A Secretaria de Saúde confirmou, hoje (5),26 casos de dupla infecção por Covid-19 e gripe no Distrito Federal. A pasta recomendou o uso de máscara, respeito ao distanciamento social, higienização das mãos e que a população evite aglomerações e locais fechados.

Conforme a secretaria, ainda não há informação de qual é o subtipo do vírus influenza e os casos não estão registrados no sistema de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Por isso, não há informações sobre o estado de saúde dos infectados.

Ontem (4), o Sindicato dos Laboratórios de Pesquisa e Análises Clínicas havia informado que o DF tinha um caso registrado de infecção simultânea pelo novo coronavírus e pela gripe. Entretanto, a Secretaria de Saúde chegou a informar que não tinha sido notificada da situação e que não fazia registros desse tipo, por enquanto.

A orientação para pessoas com sintomas gripais é de, primeiro, fazer o teste para detecção da Covid-19. Caso o resultado dê negativo, o ideal é seguir com as medidas de prevenção.

A pasta disse ainda que não realiza a testagem para o vírus Influenza na atenção primária à saúde, em casos em que os sintomas são leves. De acordo com a secretaria, “a identificação do sorotipo viral não é necessária para que seja iniciado o plano terapêutico e não muda a conduta clínica, que permanece a mesma para todos os casos de síndrome gripal sem complicação”.

Os casos de notificação obrigatória no sistema de monitoramento de vírus respiratórios, na Secretaria de Saúde do DF, são de pessoas que precisaram de internação ou tiveram as amostras coletadas “nas unidades sentinelas”.

“Na rede pública não há teste PCR para detecção de coinfecções”, informou a pasta.

A chamada dupla contaminação é constatada quando os dois testes – para gripe e para Covid – dão positivo. Ela foi apelidada de “flurona” (união dos termos “flu”, de influenza, com “rona” de coronavírus) na imprensa internacional, mas o termo não designa um novo tipo de doença, apenas uma forma simplificada de se referir à ocorrência simultânea de contaminações.

Fonte: g1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*