«

»

set 20 2022

Anvisa aprova o registro do primeiro teste para diagnóstico da varíola dos macacos

.Anvisa se reúne domingo para definir autorização emergencial de vacina |  Agência BrasilA Anvisa aprovou hoje (20) o primeiro produto para o diagnóstico da Monkeypox no Brasil.

O produto registrado pela Anvisa é fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz chamado de “Kit Molecular Multiplex OPV/MPXV/VZV/MOCV/RP”.

Segundo a Fiocruz, o teste é indicado para o diagnóstico clínico diferencial de infecções com sintomatologias semelhantes à infecção pelo vírus da  varíola dos macacos.

Para conceder o registro, a Anvisa analisa uma série de requisitos técnicos dispostos na Resolução RDC nº 36/2015, entre os quais estão o desempenho clínico e o gerenciamento de risco, que servem para garantir a adequabilidade do produto ao uso proposto. Segundo a avaliação, o produto atendeu aos critérios técnicos definidos pela Agência.

A publicação do registro está na Resolução RE nº 3.099, de 19 de setembro de 2022, publicada hoje (20) no Diário Oficial da União. A disponibilidade do produto no mercado depende da empresa detentora do registro.

A avaliação do pedido de registro pela Anvisa levou 39 dias, incluindo 17 dias utilizados pela empresa solicitante para atender exigências técnicas feitas pela Agência. A avaliação dos testes para Monkeypox ocorre em regime de prioridade na Agência, conforme decisão da Diretoria Colegiada em Reunião Extraordinária Interna, realizada no dia 26/ de julho.

Fonte: Ascom/Anvisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*