«

»

set 19 2022

Boletim Focus tem nova expectativa de queda para inflação e de alta para PIB

EBC | Poupança ou fundos de investimento: o que é melhor?

Analistas do mercado financeiro reduziram, pela 12ª semana consecutiva, as expectativas para a inflação deste ano, segundo Boletim Focus do Banco Central, divulgado hoje (19),. A previsão atual é que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) encerre 2022 em 6%, em relação a alta prevista de 6,4%. Há um mês, a expectativa era de um salto de 6,82% nos 12 meses finalizados em dezembro.

O mercado financeiro projeta também um crescimento da economia de 2,65%. Na semana anterior, a expectativa do PIB brasileiro para este ano era de 2,39%. Para 2023, as previsões para o PIB se mantiveram em 0,5%.

As previsões de alta menor dos preços estão em linha com a redução da alíquota do ICMS sobre a gasolina e a energia elétrica nos estados, após o governo federal ter zerado o PIS/Cofins sobre a gasolina e o etanol até o fim deste ano.

Mesmo menores, as novas expectativas ainda mostram que a inflação oficial chegará ao fim deste ano acima da meta estabelecida pelo governo para o período, de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto (de 2% a 5%).

O BC admite que o índice oficial de preços vai furar o teto da meta preestabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) pelo segundo ano seguido. 

O novo furo do teto da meta também é previsto pelo governo federal, que, na semana passada, revisou para 6,3% a expectativa de inflação para este ano, conforme projeções apresentadas pelo Boletim Macrofiscal, do Ministério da Economia.

Para 2023, a previsão para o índice oficial de preços caiu pela quinta vez seguida, de 5,17% para 5,01%, aposta ainda acima da meta definida para o ano que vem. Já para 2024, as expectativas para o IPCA subiram pela terceira semana, de 3,47% para 3,5%.

Foto: EBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*