«

»

abr 15 2016

BRASIL DARÁ EXEMPLO DE CIVILIDADE AO MUNDO SE ULTRAPASSAR ESTE DOMINGO SEM VIOLÊNCIA

O trânsito na Esplanada dos Ministérios está bloqueado desde a meia-noite desta sexta-feira e só deve ser liberado na noite de domingo, após a dispersão dos manifestantes pró e contra o impeachment.

Esta é uma das medidas tomadas pelo Governo do DF para que o processo de impeachment ocorra sem risco de confrontos graves entre os manifestantes.

O trecho entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Avenida das Bandeiras, em frente ao Congresso Nacional, só poderá ser acessado a pé, podendo haver liberação de algumas faixas para carros, após avaliação da Polícia Militar.

Servidores que trabalham na Esplanada nesta sexta-feira e manifestantes podem estacionar carros nos anexos dos ministérios.

No caso dos manifestantes, aqueles contra o impeachment ficam do lado norte e aqueles a favor do impeachment, do lado sul da Esplanada.

A Polícia Militar estará na região para fazer revistas às pessoas, nas situações que achar necessário.

Não é permitido portar objetos cortantes, garrafas de vidro, hastes de madeira ou fogos de artifício, além do uso de máscaras, megafones e objetos infláveis de cunho provocativo. Também será proibida a venda de bebidas alcoólicas.

O Comando Militar do Planalto, do Exército Brasileiro, informou que há previsão de ser reforçado o efetivo de guarda e proteção às instalações presidenciais, como o Palácio do Planalto.

A Secretaria de Segurança Pública do DF apresentou o planejamento da ação na área do Congresso Nacional.

Manifestantes a favor e contra o impeachment ficarão separados por um muro e um corredor de 80 metros de largura e um quilômetro de comprimento, entre a Catedral e o Congresso Nacional. O alambrado é para impedir a visibilidade e o contato entre os grupos contrários e reduzir a chance de provocações e embates.

A dispersão dos manifestantes será controlada, para evitar o confronto entre os lados que apoiam e defendem o impeachment.

Prevê-se que o primeiro grupo que deve deixar a Esplanada dos Ministérios é o que obtiver resultado negativo na votação de domingo (17).

Haverá um controle no deslocamento dos manifestantes até a rodoviária e à estação central de metrô, localizados próximos à área de manifestação.

O uso de bonecos infláveis pequenos foi liberado e outras questões, como carro de som e telão, estão em discussão entre a SSP-DF e os líderes dos manifestantes. Já os infláveis gigantes foram proibidos pelo risco de explosão.

Até então, carros de som serão permitidos em quatro pontos específicos, dois para cada grupo. Os acampamentos na Esplanada também estão proibidos.

A área que compreende a Praça dos Três Poderes, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, o Palácio do Planalto, o Itamaraty e o Ministério da Justiça é considerada área de segurança nacional e estará liberada somente para o trânsito das forças de segurança.

Os servidores que trabalham dentro da área restrita, devem acessar o local pelos túneis ou pelos anexos do Congresso.

A Câmara dos Deputados também terá um esquema espacial de segurança e o acesso será limitado e restrito a pessoas com credenciamento especial para acompanhar o processo de votação do pedido de impeachment.

O governador Rodrigo Rollemberg deu entrevista na qual demonstrou muita confiança de que tudo ocorra sem conflitos graves.

Na verdade, se o Brasil ultrapassar esta fase difícil sem vítimas, dará grande exemplo de civilidade ao mundo. É raro ver qualquer país ultrapassar um período tão crítico sem violência, o que vem acontecendo no nosso país até agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*