«

»

jun 14 2024

Brasil ganha, em média, 130 novas padarias por dia em 2024, aponta Sebrae

Dados de um levantamento realizado pelo Sebrae com dados da Receita Federal, somente entre janeiro e a primeira quinzena de junho deste ano, mais de 21,3 mil novas padarias foram abertas pelo País, cerca de 130 novos CNPJs gerados por dia.

Em um período de dez anos, o número de unidades criadas no ramo mais que dobrou, passando de 19.629, em 2013, para 44.505 no ano passado.

A pesquisa também demonstra otimismo em relação ao faturamento e têm feito com que muitos empresários que começaram na atividade como  Microempreendedores Individuais (MEI) estejam migrando para categorias superiores. Em 2023, o setor teve um crescimento de 7,4% no faturamento e movimentou R$ 138,5 milhões nas mais de 274 mil empresas de panificação abertas no Brasil, de acordo com o Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal).

Uma delas é a Uau Delícias, de Natal (RN). A pequena indústria de pães artesanais é chefiada pela Rosemari Rêgo, que deixou a aposentadoria de lado para investir no próprio negócio e gerar emprego e renda para dez pessoas.

O negócio começou em 2019 com uma fábrica de salgados que foi interrompida pela pandemia. Em 2021, com a estrutura pronta, mas sem utilização, Rosemari decidiu retomar o empreendimento e escolheu o pão como carro-chefe do negócio. A empresária começou como MEI – e contou com o apoio do marido Vicente Rego -, colocando seus produtos em apenas três pontos de venda da cidade.

“É algo que as pessoas comem todos os dias. Com isso, passamos a desenvolver toda a linha de produtos na empresa e analisávamos as críticas dos amigos para aprimorar nossos pães, diz a empreendedora Rosemari Rêgo.

Atualmente, os nove tipos de pães artesanais produzidos sem conservantes ou aditivos químicos, croassants, pizzas, entre outros produtos, estão em 17 lojas, além de marcarem presença em várias feiras semanais que acontecem em condomínios da cidade. A alta demanda fez com que a UAU Delícias se tornasse uma microempresa em 2022. “Estamos nos organizando para entrar nos grandes supermercados”, projeta Rosemari, que conseguiu atingir em 2023 quase o dobro do faturamento do ano anterior.

Fonte: Sebrae

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*