«

»

jul 26 2024

Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos tem chuva, emoção e diversidade

Jogos Olímpicos de Paris-2024 serão disputados entre os dias 26 de julho e 11 de agosto

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 começou hoje (26), pontualmente às 19h30 (14h30 no horário de Brasília). Em formato inédito na história das Olimpíadas, as delegações “desfilaram” atravessando o Rio Sena, saindo da Ponte de Austerlitz e chegando na Pont d’Iéna.

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos começou com um vídeo mostrando o ex-jogador Zinédine Zidane , campeão do mundo com a seleção francesa, carregando a tocha olímpica por Paris e mostrando os principais pontos da capital parisiense.

Na peça cinematográfica, Zidane entrega a tocha para crianças parisienses. A ideia foi mostrar a vida na “Cidade da Luz”, seja nos cafés, metrôs e nos arredores do Rio Sena. 

A gravação continua com um homem encapuzado levando as crianças para um local misterioso. O vídeo acaba e, de repente, os garotos aparecem na tradicional Ponte de Austerlitz, dando início ao evento. Nuvens de fumaça com as cores branca, azul e vermelha formaram a bandeira da França no local.

Como em todas as edições de Olimpíadas, a Grécia iniciou o desfile – o país europeu tem esse direito por ser o primeiro a sediar os Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896.

No caso da Paris 2024, o “desfile” foi a passagem dos barcos pela Ponte de Austerlitz. Depois do barco da Grécia, uma embarcação levando a Equipe Olímpica de Refugiados passou pela ponte e foi extremamente saudada pelo público.

O desfile, então, seguiu a ordem alfabética, passando por Afeganistão até Zimbábue. As exceções foram as embarcações da Austrália, Estados Unidos e França, que ficaram para o fim.

O Comitê Organizador decidiu deixar a delegação francesa por último, já que o país sedia esta edição dos Jogos Olímpicos. Já EUA e Austrália receberão as Olimpíadas em 2028 e 2032.

Ao todo, 85 embarcações cruzam o Rio Sena, sendo que algumas delegações dividiram barcos.

Demonstrando muita animação, a embarcação brasileira cruzou o Rio Sena com gritos e festa. Ao todo, 130 brasileiros participaram da cerimônia em um barco próprio, apenas com membros do Time Brasil.

O casal de porta-bandeiras foi formado por Raquel Kochhann, capitã da seleção feminina brasileira de rúgbi de sete, e o canoísta multicampeão Isaquias Queiroz – o baiano pode se tornar o atleta do Brasil com mais medalhas na história de Jogos Olímpicos.

Fonte: iG

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*