«

»

abr 14 2021

Consórcio de governos, liderado pelo DF, negocia 30 milhões de doses de Sputnik V

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), formado pelo Distrito Federal (DF) e seis estados, anunciou hoje (14) que negocia a compra de cerca de 30 milhões da vacina russa Sputnik V contra a Covid-19.

A declaração foi dada pelo vice-governador do DF, Paco Britto (Avante), que também é secretário-executivo do BrC. “Faremos a compra diretamente do fabricante. A ideia é que a distribuição das doses ocorra de forma igualitária entre as sete regiões [estados]”, afirmou.

Segundo Britto, as negociações estão “avançadas” e o contrato de intenção de compra foi assinado por determinação do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), líder do BrC.

Mesmo com o acordo, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central ainda precisa ser autorizado pela Justiça para ter o direito de compra direta do imunizante russo, decisão que precisa de parecer da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ontem (13), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, determinou que Anvisa decida até o dia 28 de abril sobre a “importação excepcional e temporária” de doses da Sputnik V. Atualmente, a compra e distribuição de imunizantes é feita exclusivamente pelo Ministério da Saúde.

O consórcio BrC é formado pelo Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*