«

»

jan 18 2023

Desmatamento na Amazônia em 2022 foi o maior em 15 anos, mostraazon

ImazonNaMídia: Aumento de 216% do desmatamento na Amazônia é destaque nacional - Imazon

O desmatamento na Amazônia bateu novo recorde em 2022. A floresta perdeu 10.573 km² de cobertura vegetal e isso equivale a três mil campos de futebol por dia. É o maior nível de destruição registrado nos 15 anos de levantamento por satélite feito pelo instituto Imazon , que divulgou os dados hoje (18).

Durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a floresta perdeu 35.193 km² de cobertura vegetal, área superior à de todo o estado de Alagoas e 150% maior do que a desmatada nos quatro anos anteriores.

O último mês do mandato de Bolsonaro teve a maior alta do ano na derrubada: em dezembro, houve uma perda florestal de 287 km² e um aumento de 105% em relação ao mesmo mês de 2021.

Carlos Souza Jr., coordenador do monitoramento da Amazônia no Instituto, explica esse crescimento.

“No último mês do ano, houve uma corrida desenfreada para desmatar enquanto a porteira estava aberta para a boiada, para a especulação fundiária, para os garimpos ilegais e para o desmatamento em terras indígenas e unidades de conservação. Isso mostra o tamanho do desafio do novo governo”.

Em 2022, o estado que mais desmatou em foi o Pará, com 37% do total (3.874 km²), seguido pelo Amazonas, com 24% (2.575 km²), e Mato Grosso, com 15% (1.604).

Foto: Imazon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*