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ago 30 2018

DF tem o ensino médio mais desigual entre ricos e pobres

Alunos de ensino médio mais ricos do DF são os que mais dominam o português e a matemática em todo o Brasil. Os mais pobres, entretanto, estão abaixo da média nacional.

A desigualdade na aprendizagem na capital é um dos retratos dos resultados dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados hoje(30), no Ministério da Educação.

A nota média entre os alunos mais ricos do DF é de 329 pontos em português e de 357 em matemática.

Entre os mais pobres, o índice cai para 255 e 256 pontos, respectivamente. Tanto em português quanto em matemática, entre estudantes na mesma situação, há 12 estados melhores que Brasília.

Para fazer a comparação, o Ministério da Educação considera as escolas que estejam nos 20% mais altos e nos 20% mais baixos do Indicador de Nível Socioeconômico (INSE).

Segundo o MEC, esse indicador separa as escolas pelos estratos socioeconômicos dos estudantes. Isso é definido pela “posse de bens domésticos, renda e contratação de serviços” da família dos alunos e pelo nível de escolaridade de seus pais.

Levando em consideração todas as escolas, o Distrito Federal está em terceiro lugar na proficiência média dos estudantes de português no ensino médio, com 278,3 pontos, atrás apenas de Espírito Santo (283,7) e Rio Grande do Sul (278,5).

As notas do DF, porém, regrediram em português – a média em 2015 era de 284 pontos, a melhor do país. A queda foi de 2%.

Em matemática, a capital ocupa a segunda posição entre as 27 unidades da federação, com 286,2 pontos, atrás de Espírito Santo (291,6). Houve avanço de 2,2%.

Veja a nota completa da Secretaria de Educação sobre os resultados apresentados nesta quinta-feira (30):

“A Secretaria de Educação informa que o Distrito Federal está entre os 11 estados que merecem destaque pelo desempenho e ganhos de aprendizagem dos seus estudantes acima da média nacional no ensino fundamental. Entretanto, quando se trata de ensino médio, o DF acompanha a tendência nacional de queda na avaliação de desempenho de aprendizagem.

No quadro nacional, cerca de 70% dos estudantes do país que participaram do Saeb apresentaram resultados insuficientes, o que comprova a necessidade de uma reforma no ensino médio. Ainda assim, o Distrito Federal está acima da média nacional e, no panorama geral, figura entre os nove estados que apresentaram maiores proficiências médias em ambos os componentes em todas as etapas da educação básica avaliadas.”

Fonte: G1

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