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jul 24 2024

DPDF apoia Projeto de Rede de Atenção ao Desaparecimento de Pessoas

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) apoiará o Projeto de Rede de Atenção ao Desaparecimento de Pessoas, da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), em busca de desaparecidos.

A instituição divulgará nomes e fotos em todos os canais de comunicação por 72 horas. A iniciativa faz parte da política de integração da rede de buscas por pessoas desaparecidas criada pelo GDF, em parceria com a sociedade civil, órgãos e instituições do governo, em maio deste ano.

O objetivo é oferecer atenção humanizada ao desaparecimento de pessoas com atuação em rede, com ações conjuntas para aprimorar os métodos de investigação das forças de segurança, a partir de redes de enfrentamento com os órgãos públicos e a sociedade, visando a facilitar a circulação de informações que possam auxiliar na localização dos desaparecidos. Além da investigação e da ação das forças policiais, os procedimentos de busca por desaparecidos incluem protocolos de acolhimento para as famílias.

Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, o apoio da DPDF é importante para assegurar que essas ações sejam conduzidas de maneira justa, legal e eficaz. “A integração de esforços entre essas entidades promove uma resposta mais abrangente e sensível às necessidades das famílias e das pessoas desaparecidas, facilitando a comunicação e ajudando a resolver conflitos que possam surgir durante o processo de busca”, destacou.

O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, reforça que a política de integração da rede é um aperfeiçoamento da atuação na localização de pessoas desaparecidas, com envolvimento da tecnologia e da sociedade civil. “É um conceito que a gente tem trabalhado muito, da integralidade dos esforços. Para que a gente possa, cada vez mais rapidamente, dar uma resposta a essas pessoas que sofrem com o sumiço de entes queridos, e contam com ajuda do Estado”, destacou.

A nova política distrital será desenvolvida a partir de três eixos: prevenção, enfrentamento ao desaparecimento de pessoas, e assistência às vítimas e familiares das pessoas desaparecidas no âmbito do Distrito Federal. Para isso, serão implementadas diversas iniciativas, visando facilitar a identificação das pessoas, capacitar agentes públicos e sociedade, facilitar o registro de ocorrências e promover ferramentas de acolhimento à sociedade.

Não é preciso aguardar 24 horas para comunicar o desaparecimento de alguém. A orientação é procurar a delegacia de polícia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência assim que for notado algo diferente na rotina da pessoa.

Em caso de desaparecimento, entre em contato com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por meio dos seguintes canais: 197, (61) 98626 1197 (WhatsApp), denuncia197@pcdf.df.gov.br ou www.pcdf.df.gov.br/servicos/197 (denúncia online). Além disso, o Disque 100 está disponível para comunicações sobre crianças desaparecidas em qualquer local do país.

Para divulgar fotos das pessoas desaparecidas no Distrito Federal, acesse https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/desaparecidos.

Fonte: Agência Brasília -DPDF

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