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ago 28 2024

Em dez anos, informação e comunicação perdem espaço no setor de serviços

O segmento de informação e comunicação perdeu participação no setor de serviços do País em dez anos. Em 2013, esse segmento era predominante na receita bruta de serviços de 14 unidades da federação e, em 2022, não prevalecia em nenhuma delas.

Os dados são da Pesquisa Anual de Serviços (PAS) e foram divulgados hoje (28) pelo IBGE.

Essa retração do segmento está relacionada principalmente ao desempenho de uma de suas cinco atividades. “Um dos motivos para isso ter ocorrido foi a perda de receita da atividade de telecomunicações, que é composta pelas empresas de telefonia. Nós observamos uma mudança de comportamento de pessoas que param de usar o telefone como forma de se comunicar e passam a usar mais a Internet, com os aplicativos de mensagens”, explica o analista da pesquisa, Marcelo Miranda.

Entre as 34 atividades desagregadas, o maior ganho de participação nesses dez anos foi de Tecnologia de informação, que também faz parte dos serviços de informação e comunicação.

Já a maior participação na receita operacional líquida foi do Transporte rodoviário de cargas (13,1%).

Em 2022, as empresas prestadoras de serviços não financeiros ativas no país totalizaram 1,6 milhão. Elas ocupavam 14,2 milhões de pessoas, o maior contingente da série histórica da Pesquisa Anual de Serviços (PAS).

Entre 2013 e 2022, houve um crescimento de 1,7 milhão de pessoas ocupadas no setor, o que representa uma alta de 13,9%. Esse resultado foi influenciado especialmente pelos Serviços técnico-profissionais (508,0 mil) e Serviços de escritório e apoio administrativo (393,5 mil).

O número de ocupados do setor de serviços não financeiros superou em 10,3% o patamar pré-pandemia, um aumento de 1,3 milhão de ocupados na comparação com 2019.

No entanto, nesse mesmo período, houve queda de 92,4 mil ocupados nos serviços prestados principalmente às famílias, influenciada sobretudo pela atividade de serviços de alimentação (-112,5 mil pessoas).

Fonte: IBGE

Foto: Agência Brasil -Marcello Casal Jr

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