«

»

set 10 2024

Flávio Dino determina convocação de bombeiros para combater queimadas

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a convocação imediata de mais Bombeiros Militares para a Força Nacional, oriundos dos estados que não estão diretamente atingidos pelos incêndios florestais, no prazo de cinco dias corridos.

O quantitativo será fixado pelo Ministério da Justiça. A decisão ocorreu após audiência de conciliação que avalia um plano de prevenção e combate a incêndios no Pantanal e na Amazônia.

O ministro também mandou o Ministério da Justiça e Segurança Pública, no prazo de 30 dias corridos, encaminhar o cronograma das ações que serão implementadas pelo Plano Amas (Plano Amazônia: Segurança e Soberania) com foco no combate ao desmatamento e manejo do fogo, incluindo-se as priorizadas com recursos da primeira parcela já liberada pelo BNDES.

Além disso, o efetivo da Polícia Rodoviária Federal deverá ser ampliado na fiscalização no âmbito da Amazônia do Pantanal.

O ministro também determinou a adoção de Plano de Ação Emergencial de prevenção e enfrentamento a incêndios florestais, para 2025, com integração federativa, previsão de recursos materiais e humanos, campanhas publicitárias prévias, medidas disciplinadoras ou proibitivas quanto ao uso de fogo na agricultura.

Em agosto, Dino tinha mandado que os ministros da Defesa, da Justiça e Segurança Pública e do Meio Ambiente mobilizassem todo o contingente tecnicamente cabível para atuação preventivae repressiva aos incêndios no Pantanal e na Amazônia. O esquema envolve Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional (incluindo Bombeiros Militares) e Fiscalização Ambiental.

Além disso, o ministro do STF ainda sugeriu que os citados pedissem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se fosse necessário, a abertura de créditos extraordinários para conseguir arcar com as ações emergenciais.

Fonte R7 – Gabriela Coelho

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*