«

»

ago 22 2024

Garimpeiros ilegais enfrentam a PF em Humaitá (AM); policiais destroem 200 dragas

Uma operação da Polícia Federal realizada ontem (21) destruiu cerca de 200 dragas do garimpo ilegal em Humaitá, no interior do Amazonas.

Policiais militares foram chamados para controlar a retaliação dos garimpeiros, que usaram rojões para atacar os agentes.

Segundo a Polícia Federal, não houve feridos e ainda não há informações sobre prisões. Até o início da noite, a cidade continuava enfrentando tumultos.

O primeiro confronto ocorreu por volta das 14h30, quando policiais federais foram atacados por garimpeiros enquanto tentavam atracar suas embarcações em um porto da cidade. Em seguida, os garimpeiros tentaram invadir o prédio da Prefeitura de Humaitá, o que provocou o início do confronto com a Polícia Militar.

Imagens feitas pela equipe da Rede Amazônica mostram garimpeiros lançando rojões contra os policiais na praça central do município. Para se proteger, os agentes usaram escudos e bloquearam as vias próximas.

Nas imagens, moradores tentam fugir do conflito, alguns filmam a ação dos policiais, e comerciantes de bares e lanchonetes próximas retiram mesas e cadeiras para evitar danos.

Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informou que acompanha a situação no município de Humaitá e que está com o efetivo da Polícia Militar atuando na manutenção e preservação da ordem pública em conjunto com os policiais da Delegacia Interativa de Polícia Civil (DIP) do município.

Os agentes da PF, com o apoio do Ibama e da Funai, estão conduzindo a Operação Prensa, com objetivo de combater o garimpo ilegal no sul do Amazonas. As ações que iniciaram na terça-feira estão previstas para continuar por pelo menos mais dez dias.

Segundo a Polícia Federal, não houve feridos.

Fonte: g1

Foto: Reprodução Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*