«

»

ago 01 2024

Milei agradece ao governo brasileiro por assumir embaixada da Argentina na Venezuela

Bandeira Brasil Caracas

presidente da Argentina, Javier Milei, usou as redes sociais hoje (1º) para agradecer ao governo brasileiro por assumir, de forma temporária, a representação diplomática da embaixada da Argentina em Caracas, capital da Venezuela. A autoridade do país vizinho disse esperar também que, em breve, possa reabrir a missão diplomática em terras venezuelanas.

“Agradeço enormemente a disposição do Brasil em assumir a custódia da Embaixada da Argentina na Venezuela. Agradecemos também a representação momentânea dos interesses da República da Argentina e dos seus cidadãos ali”, disse Milei. “Não tenho dúvidas de que, em breve, reabriremos a nossa embaixada numa Venezuela livre e democrática”, completou.

“Os laços de amizade que unem a Argentina ao Brasil são muito fortes e históricos. A Venezuela respeitará, portanto, as disposições da Convenção de Viena sobre relações diplomáticas e da Convenção de Viena sobre relações consulares”, argumentou Milei.

De acordo com Milei, a equipe diplomática argentina deixou o país em retaliação por não reconhecer a vitória de Nicolás Maduro nas eleições. O presidente venezuelano anunciou que os embaixadores do Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai também serão expulsos.

O agradecimento de Milei tem peso duplo. Isso porque o argentino não tem boa relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além dos esforços de Brasília em manter diálogo com Maduro. A ampliação do isolamento diplomático venezuelano ocorre em meio aos questionamentos sobre a eleição na Venezuela.

A oposição, por sua vez, argumenta que houve fraude. O Brasil e diversos outros países fazem coro para que o presidente eleito apresente as atas eleitorais da eleição da Venezuela. Lula afirmou que não há nada “grave” nem “anormal” no processo e pediu que publique os documentos. Oficialmente, o governo brasileiro ainda não reconheceu a vitória de Maduro.

Fonte: R7 – Plínio Aguiar

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*