«

»

jul 15 2021

Morre o jornalista e ambientalista Jaime Sautchuk

ConJur - Morre o jornalista e escritor Jaime Sautchuk, aos 67 anos

O jornalista, escritor e ambientalista Jaime Sautchuk morreu ontem (14/7), em Brasília, após sofrer uma parada cardíaca. Ele tinha 67 anos e deixa três filhos.

Como jornalista, trabalhou na BBC de Londres, nos jornais alternativos Opinião e Movimento, e nos tradicionais O Globo, Estadão, Folha de S.Paulo e Diário da Manhã, além da revista Veja.

Como escritor, publicou os livros Mitaí, A Luta Armada no Brasil entre os Anos 60 e 70 e Antologia Profética, este último uma biografia do escritor goiano Bernardo Élis. Na área de cinema, criou o Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), na Cidade de Goiás.

Sautchuk nasceu em Santa Catarina, no município de Joaçaba, mas era goiano de coração, tendo morado grande parte de sua vida no estado.

Atualmente, morava na cidade de Cristalina, região leste de Goiás, local onde mantinha uma reserva ambiental denominada Linda Serra dos Topázios. Foi pioneiro, em Brasília, no movimento pela preservação da Amazônia e do Cerrado.

Filho de ucranianos, Sautchuk militou no PCdoB desde que o partido foi institucionalizado, sem jamais confundir sua atuação política com a jornalística. Em nota, a seccional do Distrito Federal do partido manifestou pesar e solidariedade à família.

“Jaime Sautchuk lutou nos últimos temos contra os arbítrios do governo Bolsonaro e também contra graves problemas de saúde. Foi um jornalista corajoso e firme e contribuiu para veículos importantes como a BBC de Londres, para os jornais alternativos Opinião e Movimento e também para O Globo, Estadão, Folha, Veja e Diário da Manhã. Foi um dos primeiros jornalistas brasileiros a contar a história da Guerrilha do Araguaia. Sua vida também incluía a luta pela preservação da Amazônia e do Cerrado, pela Cultura e o Cinema. Vivemos tristes tempos em que perdemos tantos amigos e amigas, mas o legado de Jaime permanece.”

Luciana Santos, presidente nacional do partido, destacou em outra nota que “o Brasil perdeu uma notável inteligência, uma destacada personalidade progressista e um militante da causa socialista”.

Com informações e foto de Conjur

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*